Com ônibus lotado, passageira teme contaminação por coronavírus - Jornal Fato
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Com ônibus lotado, passageira teme contaminação por coronavírus

Ela pega todos os dias para trabalhar, o ônibus que sai da localidade de Grota Fria com destino Morro Grande


Para diminuir o contágio pela Covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim, o decreto municipal 29.414/2020 determina que os ônibus do transporte coletivo trafeguem apenas com passageiros sentados, mas, nem sempre é assim.

Em denúncia à reportagem, a passageira Nilceia Henrique relata que o ônibus que ela pega todos os dias para trabalhar, que sai da localidade de Grota Fria com destino Morro Grande, no horário das 6h, está sempre lotado (veja o vídeo abaixo). Ela, que sempre sai de casa com máscara e luvas, tem medo de ser contaminada pelo novo coronavírus.

"Eu tenho um filho com asma e um marido hipertenso. Com essa lotação, o quadro de infectados só vai aumentar em Cachoeiro", desabafa.

O cumprimento do decreto é acompanhado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos, que autorizou a concessionária de transporte coletivo urbano, NovoTrans, a negar o embarque de passageiros quando o coletivo atinge a lotação máxima de pessoas sentadas.

Por meio de nota, a Agersa informou que a linha de Grota Fria é uma linha com característica de baixa demanda, tendo uma média de 19 passageiros no horário das 6h, sendo que o veículo utilizado comporta cerca de 40 passageiros sentados. "Diante disso, a superlotação reclamada nessa quinta-feira (21) pode ser um evento atípico e por isso será apurado, com emissão de notificação à concessionária."

Diz ainda que, nas linhas com maiores demandas nos horários de pico, há carros de reforço para que comporte adequadamente os passageiros de maneira segura, evitando aglomerações, conforme as orientações sanitárias recebidas em combate à covid-19.

"A Agersa continua acompanhando a operação do serviço diariamente, e recomenda que em caso de descumprimento no transporte de passageiros sem máscara de proteção, superlotação, ou qualquer outro tipo de problema, pedimos que os usuários façam o registro da reclamação na Ouvidoria da Agersa por meio do e-mail: [email protected] ou pelo formulário online disponível no site agersa.es.gov.br, ou, ainda, pelos telefones: (28) 99917-3262 e 3511-7077 - de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h".

Segundo o setor operacional do consórcio, a lotação aconteceu apenas nessa quinta-feira (21), porque o outro veículo que faz a linha Morro Grande apresentou problema mecânico Disse ainda orientacao dada ao motorista é negar o embarque caso o ônibus esteja com lotação máxima.

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