Comércio de Cachoeiro mantém ponto facultativo no Carnaval - Jornal Fato
Geral

Comércio de Cachoeiro mantém ponto facultativo no Carnaval

O acordo que compensa as horas trabalhadas no Natal será mantido


Foto: arquivo/Jornal Fato

O comércio de Cachoeiro de Itapemirim irá manter o acordo feito entre os sindicatos patronal e trabalhista realizado em 2020, que compensa as horas extras trabalhadas durante a época de Natal. Apesar do Carnaval ter sido cancelado nos municípios do Espírito Santo, os trabalhadores do comércio terão seus dias de folga no dia 15 e 16 de fevereiro.

Conforme o acordo, em nenhum desses dois dias o empregado deve trabalhar. O descanso vale até às 12h da Quarta-feira (17)de Cinzas, que é o horário que o comércio volta a abrir.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci) chegou a emitir nota para todo o comércio lembrando sobre o descanso. "O fato dos feriados facultativos estarem suspensos não invalida o acordo firmado pelo Sindicomerciários e entidades patronais que deverá ser respeitado. Em caso de descumprimento, o Sindicomerciários irá adotar contra a empresa medidas judiciais cabíveis, além da aplicação de multas".

A prefeitura de Cachoeiro também manteve o ponto facultativo durante o Carnaval. Um decreto foi publicado no dia 11 de dezembro e não prevê mudanças.

De acordo com o documento, não haverá expediente nos órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.

Ainda de acordo com o decreto, excluem-se da medida "as unidades administrativas que desempenham serviços considerados essenciais que não admitem paralisação, em especial os prontos atendimentos de saúde, atendimento de alta complexidade de assistência social, a limpeza urbana e coleta de lixo, segurança e guarda patrimonial, e controle e fiscalização do trânsito no município."

 

Comentários