Coronavírus: indústrias de cana-de-açúcar doam um milhão de litros de etanol - Jornal Fato
Geral

Coronavírus: indústrias de cana-de-açúcar doam um milhão de litros de etanol

Produto será transformado em álcool em gel e álcool 70% e distribuído para seis estados; itens estão escassos no mercado e afetam unidades de saúde


Foto: Agência Brasil

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), através de empresas conveniadas, vai realizar a doação de um milhão de litros de etanol que serão transformados em álcool em gel e álcool 70%. Esses itens, escassos no mercado, são recomendados para higienizar as mãos e limpar macas, aparelhos hospitalares e camas, por exemplo. 

Os materiais serão distribuídos, inicialmente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. O presidente da UNICA, Evandro Gussi, explica que a ação é realizada em parceria com órgãos públicos dos estados e da União.

"O esforço das nossas [empresas] associadas é disponibilizar os insumos aos governos estaduais, a partir das secretarias de Saúde, em uma articulação com órgãos do governo federal, como Ministério da Agricultura, de Minas e Energia e da Saúde. A Anvisa está tendo um papel extremamente importante nesse processo, ao autorizar a produção e distribuição desses produtos", pontua. 

Por conta da pandemia e do desabastecimento de álcool 70% e gel, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu uma autorização temporária para que as empresas associadas à UNICA possam produzir os insumos. 

O transporte do álcool será realizado por membros da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). Os produtos doados serão levados até as secretarias estaduais de Saúde, que vão destinar a distribuição às unidades públicas. 

Uma das beneficiadas pela corrente do bem é a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da entidade, Delcio Stefan, a doação do material vai chegar em boa hora. 

"Estamos tendo muitas dificuldades no enfrentamento ao coronavírus. Montamos a estrutura de atenção básica, do serviço hospitalar, do ambulatório, ampliamos os leitos de UTI. Mas nós tínhamos uma grande dificuldade no material para ser utilizado nas frentes de atendimento. Nós vamos receber o álcool 70%, que pra nós é muito importante. Era um material que estava em falta", revela. 

 

 

Comentários