Epidemia de notícias falsas preocupa população em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Epidemia de notícias falsas preocupa população em Cachoeiro

Fake news acerca de medidas restritivas de funcionamento do comércio estiveram em alta nesta segunda-feira, negadas por prefeito e governador


Não é só o crescimento do número de casos de covid-19 o que tem preocupado a população de Cachoeiro. Uma enxurrada de notícias falsas ganhou os aplicativos de mensagens nesta sexta-feira, desinformando sobre as medidas para conter o avanço da doença. Não é verdade que o prefeito Victor Coelho (PSB) vá fechar o comércio por sete dias. 

"As fakes news são um desserviço nestes tempos de pandemia. Hoje, circula uma montagem de suposta matéria de "A Gazeta", que diz que fecharemos o comércio neste sábado (21). É mentira. Seguimos firmes nas ações de enfrentamento da Covid-19 para garantir a saúde e a economia da cidade", se manifestou o prefeito Victor Coelho acerca do assunto.

Os propagadores das fake news se utilizam de notícias antigas para tentar espalhar o caos. Neste caso específico, aproveitaram a coincidência de datas (sexta-feira 20 e sábado 21) para viralizar notícia de março deste ano, conforme dispnível neste link ( https://www.agazeta.com.br/es/sul/prefeito-de-cachoeiro-anuncia-fechamento-de-comercio-por-sete-dias-0320), como se fosse atual.
Expediente semelhante ao utilizado em relação ao Governo do Estado, que levou a desmentido do governador Renato Casagrande (PSB).
 

Comentários