Guaçuí instala barreiras sanitárias nas entradas da cidade - Jornal Fato
Geral

Guaçuí instala barreiras sanitárias nas entradas da cidade

Barreiras servirão para orientação e monitoramento das pessoas que chegam, além de higienização de veículos, mas precisou ser paralisada por causa da chuva


Duas barreiras sanitárias foram instaladas e começaram a funcionar em Guaçuí na manhã desse domingo (12). A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Vigilância Epidemiológica e apoio da Polícia Militar e Bombeiros, visa a prevenção contra a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Guaçuí não tem casos confirmados da doença e apenas dois em investigação. 

Foram montadas barreiras sanitárias próximo ao trevo que dá acesso a Dores do Rio Preto, onde estão sendo parados os veículos que vêm deste município e também da região de Minas Gerais, pela BR-482, e também que chegam pela ES-484, vindo da direção de Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado, e também das regiões do Rio de Janeiro, como Varre Sai, Bom Jesus do Itabapoana e até Campos dos Goytacazes.

A outra barreira está instalada em outro trecho da BR-482, na chegada no sentido de quem vem de Celina e Alegre, incluindo as regiões de outros municípios, como Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Ibitirama, entre outros. No entanto, o mal tempo obrigou a paralisação da ação que volta nesta segunda-feira (13). Os profissionais usarão capa de chuva.

Conforme explica a Semus, nas barreiras, os profissionais de saúde, acompanhados de policiais militares e de veículos de apoio, inclusive, do Corpo de Bombeiros, conversam com as pessoas que estão nos veículos que chegam a cidade, passando orientações sobre os cuidados na prevenção contra o Coronavírus e fazem a aferição da temperatura, além de ser anotado o destino da viagem. "Caso a pessoa demonstre algum sintoma, principalmente, febre, o nome será anotado, além do destino, será feita a orientação para isolamento e a equipe da Secretaria de Saúde entrará em contato para monitoramento", explica o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso.

A prefeitura de Guaçuí adquiriu termômetros a laser digitais, para fazer a aferição de temperatura, e também pulverizadores motorizados que serão usados para a higienização dos veículos, com produtos desinfetantes. Esta ação de higienização também ficou prejudicada pela chuva.

A prefeita Vera Costa salienta que o município está fazendo tudo que está ao seu alcance para a prevenção dessa doença que está matando pessoas no Espírito Santo, Brasil e no mundo. "Estamos trabalhando e fazendo todo o possível para proteger a saúde da população, mas precisamos que todos façam a sua parte e mantenham o isolamento social, porque é a maneira mais eficiente para evitar a contaminação por esse vírus que é muito perigoso", afirma.

Comentários