Linhas de crédito são apresentadas e prefeito Victor Coelho convoca população - Jornal Fato
Geral

Linhas de crédito são apresentadas e prefeito Victor Coelho convoca população


Fotos: Ramon Barros

Aí prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Cachoeiro de Itapemirim (Acisci), realizou um reunião com empresários atingidos pelas chuvas na manhã desta sexta-feira (31). O evento precisou acontecer na Igreja Nossa Senhora da Consolação por causa do grande número de participantes.

O consultor do Banestes, Estevão Prates, detalhou a linha oferecida pelo banco. "São quatro produtos para pessoa física e jurídica, para atender as demandas do comércio cachoeirense".

Sebastião Carlos Soares, diretor executivo SICOOB Credirochas também destacou os produtos da cooperativa. "Temos diversas linhas de crédito para os cooperados, e esperamos atendê-los com o mínimo de burocracia possível, facilitando o recomeço dos empresários cachoeirenses".

O secretário municipal de desenvolvimento Social, Francisco Mantovanelli acredita que as linhas oferecidas sejam suficientes para atender a demanda, mas também está empenhado em ajudar, por meio da SEMDEC, os empresários neste processo. "O empresário que buscar financiamento precisa ter um laudo do Corpo de Bombeiros . Caso não consiga, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico fornecemos esse laudo. Basta nos procurar", salientou.

"O plano apresentado pelo governo municipal atende bem as necessidades, porém a classe precisa de celeridade, desburocratização para que esses recursos cheguem de imediato aos empresários" avaliou Juarez Marquetti, diretor de comunicação da Acisci.

O empresário Fernando Leal também acredita que a agilidade é a peça fundamental para reconstruir. "O estado tem que avalizar os empresários. Tem gente que não tem como recomeçar, perderam tudo", comenta.

O prefeito Victor Coelho falou sobre tudo que a administração tem feito para alcançar a normalidade da cidade, no setor comercial e que todos os técnicos estão nas ruas para emitir o laudo emergencial para obter as linhas de financiamento.

O prefeito convocou também a população para o mutirão de limpeza - que acontece neste sábado (1º). Anunciou que uma Empresa da Serra vai enviar 250 homens para ajudar na limpeza de Cachoeiro.

"O governo federal já reconhece Cachoeiro como calamidade pública e a prefeitura está buscando formas de agilizar o atendimento a toda a população", diz o prefeito.

Victor Coelho anunciou também a prorrogação do IPTU para aproximadamente três meses ajudando a população com a economia fragilizada. "Quero convocar a população a nos ajudar mutuamente, em todas as áreas, estamos unidos em um só propósito: reconstruir Cachoeiro de Itapemirim, esse é o momento de união e voltarmos a normalidade", externou.

O prefeito finalizou pedindo à  população para não divulgar fake news e se orientar pelas informações oficiais.

Fabrine Schwazn, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, falou em nome do governo estadual, a anunciou que estão correndo com a instalação da fábrica Suzano em Cachoeiro.

Destacou que o governo pode amenizar os prejuízos através do ICMS, mas depende dos laudos técnicos do Corpo de Bombeiros.

Para tanto, disse que o secretário estadual da fazenda Rogélio Pegoretti está à disposição para atender os empresários de Cachoeiro e explicar sobre as taxas de isenção dos impostos estaduais.

Todas as informações podem ser obtidas pela Defesa Civil e Secretaria de desenvolvimento econômico de Cachoeiro de Itapemirim. Os telefones são: 31555223 ou 31555292 (Sala do Empreendedor).

 

Linha de Crédito

Os clientes com operações de crédito parcelado já contratados, tanto PF quanto PJ, sediados nos municípios declarados em estado de emergência ou calamidade pública, poderão contar com 12 meses de carência. As operações de crédito rotativo poderão ser parceladas em até 48 meses, também com 12 meses de carência.

Para a contratação ou repactuação das operações, os clientes deverão comprovar os danos sofridos com as chuvas por meio de documento oficial emitido pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Agentes Nossocrédito ou Defensoria Pública.

Para que as operações sejam realizadas é necessário que o cliente atenda aos critérios estabelecidos pela Política de Crédito da instituição e possua limite de crédito disponível.

Comentários