Mais de 800 idosos contraíram covid-19 - Jornal Fato
Geral

Mais de 800 idosos contraíram covid-19

Prefeitura recomenda precaução no contato com idosos. Visitas a pessoas que tenham mais de 60 anos ainda devem ser evitadas


Dos 138 mortos registrados em Cachoeiro pela doença, 112 tinha 60 anos ou mais - Foto: Ilustrativa

Pelo menos 800 pessoas acima de 60 anos foram infectadas pelo novo coronavírus no município, segundo dados do portal www.cachoeiro.es.gov.br/covid19. E é justamente nesta faixa etária em que a incidência de mortes é maior: 112 dos 138 óbitos confirmados são de pessoas com 60 anos ou mais.

No total, são 4.492 casos desde o início da pandemia, com 4.183 curados. De acordo com levantamento do Ministério Público do Espírito Santo, apenas em asilos, Cachoeiro de Itapemirim tem 23 casos confirmados.

Apesar de o municípios estar em grau leve de risco para covid-19, visitas a familiares ou pessoas próximas que tenham mais de 60 anos ainda devem ser evitadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Se o contato for realmente necessário, sobretudo nos casos em que uma pessoa mora com idosos e precisa sair para trabalhar, é fundamental redobrar os cuidados com a higiene: lavar bem as mãos, sempre sair com máscara e tomar banho ao voltar para casa. Também é recomendável que carícias, como beijos e abraços, sejam deixadas de lado.

 Mesmo com todos esses cuidados, é importante, também, utilizar a internet e o telefone para manter a proximidade com os idosos, ainda que de forma remota. Muitos idosos podem se sentir abandonados durante o isolamento social, e há, ainda, o risco de descuido com algumas práticas vitais, como o horário correto de tomar remédios.

Comentários