Saiba como transportar animais dentro de veículo - Jornal Fato
Geral

Saiba como transportar animais dentro de veículo

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar animais soltos, no colo ou na parte externa do veículo não é permitido e gera multa


Nada melhor do que uma viagem em família, não é mesmo? E o animal de estimação não pode ficar para trás. Mas você sabia que existem recomendações para transportar animais dentro dos veículos? A Eco101 preparou algumas dicas para você viajar com segurança, respeitando as leis de trânsito. Lembrando que elas valem tanto para uma simples ida ao pet shop ou uma volta de carro quanto para uma viagem mais longa. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar animais soltos, no colo ou na parte externa do veículo não é permitido e gera multa. Um bichinho solto pode sofrer uma queda da janela ou mesmo distrair o motorista. O resultado disso pode ser um grave acidente, colocando em risco a vida do animal e dos demais usuários da via.  

Existem diferentes opções para transportar seu pet no veículo: cinto de segurança, grade divisória, caixa de transporte e gaiolas específicas. Todas variam de acordo com o porte e o tipo de animal. É importante lembrar que esses itens sempre devem ser colocados no banco de trás.   

- Escolha o melhor item que vai transportar o seu animalzinho

- É a primeira viagem? Prepare o seu pet. Faça trajetos mais curtos para que ele se acostume com o movimento do veículo. 

- É importante que o animal não viaje de estômago cheio, pois ele pode enjoar. 

- Planeje o roteiro e as paradas. Assim como você, os animais também precisam parar para fazer suas necessidades fisiológicas, se esticar um pouco e beber água. 

- Se o seu animal for um gatinho, lembre-se de comprar uma caixa transportadora à prova de fugas e sem muitos furos laterais ou na traseira.

- E se for uma calopsita? As aves podem ser transportadas na própria gaiola. Por elas serem muito sensíveis, é importante tirar os poleiros e qualquer objeto que possa machucá-las. Também é importante cobrir a gaiola com um lençol fininho, para evitar o estresse da ave. 

- Outros animais menores, como hamster, por exemplo, também podem ser transportados em gaiolas específicas. 

O que diz a lei? 

De acordo com o artigo 252 do CTB, dirigir o veículo transportando animais a sua esquerda ou entre braços e pernas é uma infração média, com perda de pontos na carteira e multa. 

Segundo o artigo 235, o transporte de animais na parte externa do veículo é considerado infração grave. Prevê multa, perda de pontos na carteira e retenção do veículo até que a situação seja regularizada. 
 

Comentários