Ligação dos imóveis na rede de esgoto é qualidade de vida para a população - Jornal Fato
Meio Ambiente

Ligação dos imóveis na rede de esgoto é qualidade de vida para a população

Para orientar a população, a BRK Ambiental envia cartas às comunidades para comunicar a modernização e a ampliação da rede de esgoto, a fim de que as pessoas conheçam os benefícios da ligação correta e regular


Para que o esgoto tenha o destino correto, é fundamental que os donos de casas e estabelecimentos comerciais realizem a ligação de seus imóveis na rede de esgoto local. Além de proteger o meio ambiente, o investimento contribui para qualidade de vida e a saúde da população e até mesmo para a valorização imobiliária.

 

A BRK Ambiental realiza obras para garantir e melhorar o acesso dos cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim e região aos serviços de esgoto. No entanto, à medida que finaliza as intervenções, cada morador deve se responsabilizar por conectar a sua residência na rede pública de esgotamento sanitário.

 

"Essa ligação une as tubulações de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos à rede pública de esgoto instalada pela concessionária. Assim, o esgoto não corre a céu aberto e vai diretamente para as estações de tratamento", explica o gerente Operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro, Jocimar de Assis.

 

O gerente operacional ressalta que entre os locais que já foram beneficiados com novas redes coletoras de esgoto estão as regiões do Centro, Aeroporto, Rui Pinto Bandeira, Álvaro Tavares, Maria Ortiz, Monte Cristo, Itaoca e Soturno, que concluíram a primeira fase de obras. "Somente no ano passado, foram instalados 5.664 metros de redes de esgoto. No momento, há obras sendo realizadas também nos bairros Aquidaban e Waldir Furtado de Amorim", diz Jocimar.

 

Para orientar a população, a BRK Ambiental envia cartas às comunidades para comunicar a modernização e a ampliação da rede de esgoto, a fim de que as pessoas conheçam os benefícios da ligação correta e regular. A recomendação é que a ligação do imóvel à rede de esgoto seja realizada dentro dos critérios estabelecidos pela concessionária.

 

Além disso, os donos dos imóveis devem cuidar para que o sistema não receba a água de chuva, garantindo que ela seja devidamente direcionada para a rede de drenagem de água pluvial ou direto para via pública, caso não exista a rede. "As ligações clandestinas prejudicam o bom funcionamento das redes de água e esgoto, sob o risco de fazer com que o esgoto retorne para dentro das residências", alerta Jocimar de Assis.

 

A BRK Ambiental disponibiliza seus canais de atendimento para esclarecer dúvidas dos moradores a respeito do assunto e para informar as ações necessárias para a instalação correta da rede de esgoto. O telefone gratuito 0800 771 0001 funciona 24 horas por dia, assim como WhatsApp no número (11) 99988-0001. Também pode ser feito contato pelo [email protected].  

 

 

Os benefícios da utilização correta da rede de esgoto:

 

Mais saúde e qualidade de vida

Cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares estão ligadas à falta do saneamento básico. Isso significa que o uso correto da rede de esgoto está diretamente ligado à promoção da saúde e da qualidade de vida da população, evitando doenças como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais.

 

Preservação do meio ambiente

A disponibilidade dos serviços de saneamento básico previne os danos ambientais e preserva rios, mares e reservas de água subterrânea. Ao fazer a ligação na rede de esgoto, a população contribui para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios, o retorno dos animais aos seus habitats naturais e o equilíbrio dos ecossistemas.

 

Valorização de imóveis e melhor infraestrutura

Há um impacto significativo do saneamento básico no valor dos imóveis e na renda gerada pelo setor. Da mesma maneira, quando o usuário não liga sua residência ou seu comércio à rede de esgoto, ele também interfere na infraestrutura da cidade e no seu potencial turístico

Comentários