Antártida foi floresta tropical há 90 milhões de anos, sugere estudo - Jornal Fato
Notícias

Antártida foi floresta tropical há 90 milhões de anos, sugere estudo

Especialistas encontraram vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na região


- Divulgação

Uma equipe de pesquisadores de diversas universidades europeias descobriu evidências de que, há 90 milhões de anos, existiam florestas perto da região onde hoje é o Polo Sul. De acordo com o artigo publicado pelos cientistas na Nature, o achado sugere que o clima naquela região do planeta era excepcionalmente quente à época.

O grupo chegou a essa conclusão após encontrar vestígios de raízes fósseis, pólen e esporos de plantas na Antártida Ocidental. Os especialistas analisaram o material orgânico e o compararam com espécieS de plantas existentes hoje em dia.

Segundo os pesquisadores, essa investigação lhes permitiu constatar não apenas que havia uma floresta no Polo Sul, mas também que o clima há 90 milhões de anos era mais quente do que se imaginava. Isso porque o trabalho sugere que os níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera eram mais altos do que o esperado, desafiando os modelos climáticos do período.

 

Os pesquisadores especulam que a floresta na região seria como a encontrada hoje na Nova Zelândia, com a temperatura girando em torno dos 12ºC. De acordo com a equipe, isso era comum até mesmo durente as noites polares, que duravam cerca de 4 meses.

"A preservação dessa floresta de 90 milhões de anos é excepcional, mas ainda mais surpreendente é o mundo que ela revela", afirmou Tina van de Flierdt, uma das pesquisadoras, em comunicado. "Mesmo durante meses de escuridão, as florestas úmidas e temperadas foram capazes de crescer perto do Polo Sul, revelando um clima ainda mais quente do que esperávamos."

Comentários