Catapora pode matar, alertam pediatras - Jornal Fato
Notícias

Catapora pode matar, alertam pediatras


Uma doença infectocontagiosa que traz sérias consequências ao paciente, inclusive podendo ser letal, se a pessoa, principalmente crianças, desenvolver outras patologias, tais como: pneumonia grave, encefalites, meningites, além de infecções de pele, como impetigo, essas mais brandas. A transmissão da catapora ou varicela se dá por gotículas de saliva ou de secreções nasais, mediante espirros e tosses ou pelo contato direto com a pele infectada.

Em Cachoeiro de Itapemirim, os casos de catapora aumentaram neste ano. Até o início da semana foram 273 casos notificados  ante 179 em todo o ano passado. A doença tem maior incidência nos meses de outubro e novembro, período da primavera, alertam os especialistas.

O pediatra Luiz Renato Madureira, que atende no Hospital Infantil, alerta que a catapora tende a baixar a imunidade do paciente e "trazer graves complicações infecciosas e com alto risco, podendo, inclusive, levar a óbito. Por isso, aos primeiros sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente"?, explica.

Madureira ainda pede que as crianças com sintomas da varicela (pequenos pontos avermelhados e coceiras) não sejam levadas às escolas por um período, até que a doença esteja sob controle.

 

Os sintomas

Os primeiros sintomas da catapora (ou varicela), uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Varicela-Zóster e altamente contagiosa, são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. A catapora geralmente é uma doença inofensiva, mas em doentes com imunodeficiência acentuada ou em neonatos que ainda não adquiriram defesas suficientes ela pode causar infecções no cérebro ou nos pulmões, complicando o quadro.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

 

Onde imunizar

A vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora, é ofertada na rede municipal de saúde em Cachoeiro de Itapemirim. A dose, que agora faz parte do calendário básico de imunização, está disponível em 25 unidades de saúde que possuem sala de vacinação, localizadas na sede e no interior do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

A vacina é destinada exclusivamente a crianças com um ano e três meses de idade.

 

Comentários