Pesquisadores identificam navio que naufragou no século 18 nos EUA - Jornal Fato
Notícias

Pesquisadores identificam navio que naufragou no século 18 nos EUA

Segundo historiadores, barco foi construído antes da Guerra de Independência, que durou de 1775 até 1783


- Foto: Archaeology.org

Em 2018, uma tempestade revelou os destroços de um navio naufragado em uma praia no estado do Maine, nos Estados Unidos. Agora, um estudo conduzido no sítio arqueológico revelou que a embarcação foi construída antes da Guerra de Independência do país, que durou de 1775 até 1783.

Essa não foi a primeira vez que o "esqueleto" do barco foi analisado - por conta das chuvas e da areia, o navio já foi enterrado e desenterrado diversas vezes nos últimos anos. Entretanto, foi só agora que, com uma combinação de trabalho arqueológico, datação científica e análise de registros históricos, uma equipe de pesquisadores pôde datar a embarcação.

Segundo Stefan Claesson, que liderou as investigações, o barco chama Defiance, foi construído em 1754, afundou em 1769 e tinha aproximadamente 15,5 metros de comprimento. "Eu acho que o barco é um navio de carga", afirmou o especialista em entrevista ao periódico local, Seacoastline.com.

Claesson disse que usou drones para mapear a região e coletou amostras de madeira do navio. "Sabemos a localização exata de todas as peças do naufrágio. Podemos usar essas informações para estudos adicionais e proteção do sítio", disse o especialista.

Com o auxílio da Universidade de Cornell, também nos Estados Unidos, os especialistas ainda puderam descobrir quando as árvores usadas para contruir o navio foram derrubadas. Segundo a equipe, a dendrocronologia, técnica que identifica a data da madeira usando padrões característicos em anéis de árvores, indica que a madeira foi cortada em 1753.

Para desobrir a qual navio em específico os destroços pertenciam, Claesson estudou dezenas de páginas de documentos históricos presentes na biblioteca da região. "Examinei os registros mantidos pelo [tabelião local] Daniel Moulton", contou. "Ele manteve registros por 50 anos, de 1750 a 1794, e acompanhou todos os naufrágios da área com um registro extremamente detalhado."

Foi assim que o historiador descobriu o naufrágio de um navio conhecido como Defiance, que encalhou naquela região em meados de 1769. Segundo as anotações de Moulton, quatro tripulantes cuidavam no barco, que transportava farinha, carne de porco e outros suprimentos, quando uma tempestade fez com que o navio se chocasse contra rochas. "Eles tentaram salvar a embarcação, mas ela acabou se despedaçando", disse Claesson.

Espera-se que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), órgão responsável pelo planejamento e mitigação de desastres nos Estados Unidos, ajude a proteger o sítio arqueológico. Principalmente porque, segundo o site Archaeology.org, parece que alguns dos destroços foram perdidos ou removidos recentemente. "Fotografias do navio tiradas nas décadas de 1950 e 1970 mostram que seu mastro foi cortado".

Para Claesson e seus colegas, o ideal é que a FEMA tente proteger a estrutura e educar a população local sobre a importância do sítio arqueológico. "Sugeri uma equipe de resposta rápida de voluntários locais que pudessem isolar o local e educar o público para que ninguém suba ou retire alguma parte [da embarcação]", obsevou o historiador.

 

Fonte: R. Galileu

 

Comentários