Guarda Municipal de Vitória vai utilizar bafômetro em operações - Jornal Fato
Polícia

Guarda Municipal de Vitória vai utilizar bafômetro em operações

Outras infrações também serão conferidas. O uso de celular ao volante, por exemplo, é uma das causas de acidentes de trânsito


- Foto: Jansen Lube/PMV

As operações das equipes de trânsito da Guarda Civil Municipal contarão com uma novidade a partir desta semana. Os agentes vão utilizar o etilômetro para fiscalizar e combater a embriaguez ao volante, reforçando a segurança nas vias da capital e evitando acidentes.

"Nas próximas blitze, a Guarda Municipal vai usar o etilômetro, inclusive, o equipamento passivo, que capta a presença de álcool no ar, não precisando que o motorista assopre no bocal", conta o gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Brunno Xavier.

Segundo Xavier, o etilômetro, mais conhecido como "bafômetro", é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica, analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa.

"Esse equipamento vai nos auxiliar muito nas operações de Lei Seca. A embriaguez, somada à imprudência e ao desrespeito às leis de trânsito, na maioria das vezes, causa sempre o mesmo: acidente", concluiu Brunno Xavier.

Ação educativa

Na manhã desta quinta-feira (25), o projeto Guarda Cidadã, da Guarda Civil Municipal de Vitória, realizou uma ação educativa de trânsito na feira livre da Praia do Canto, que funciona na rua Constante Sodré. A atividade teve como tema "Desculpa Não Traz a Vida de Volta".

A coordenadora de Formação e Atenção Psicossocial da Guarda Civil Municipal, Maria Odete Castiglioni, reforça a importância dessa campanha. "Estamos desenvolvendo a conscientização no trânsito para reduzir o número de acidentes. O uso de celular ao volante, por exemplo, é uma das causas de acidentes de trânsito", afirmou Castiglioni.

Comentários