PF alerta empresários sobre tráfico de drogas em rochas ornamentais - Jornal Fato
Polícia

PF alerta empresários sobre tráfico de drogas em rochas ornamentais

Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim, apreendeu aproximadamente 350 de cocaína pura, que seriam enviados para a Bélgica em meio a um carregamento de chapas de granito


O superintendente da Polícia Federal do Espírito Santo (PF/ES), Eugênio Ricas, esteve em Cachoeiro de Itapemirim nesta semana para se reunir com cerca de 70 empresários do setor de rochas ornamentais e orientá-los quanto a medidas para evitar que suas empresas sejam utilizadas por quadrilhas especializadas no tráfico internacional de drogas.

No mês passado, a Polícia Civil (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro de Itapemirim, apreendeu aproximadamente 350 de cocaína pura, que seriam enviados para a Bélgica em meio a um carregamento de chapas de granito. O flagrante ocorreu no momento em que o entorpecente era descarregado de uma carreta bi trem, na localidade de Morro Grande. Três pessoas foram presas.

"O setor de rochas gera muito emprego e renda para o Espírito Santo. É importante atuarmos na prevenção, para não precisarmos atuar de forma repressiva. O melhor caminho será sempre a disseminação de uma cultura de integridade", afirmou Eugênio Ricas.

Em resumo, Ricas apontou cinco cuidados fundamentais para evitar que as empresas sejam envolvidas em crimes desse tipo. 


1º - Treinar bem a equipe sobre a política da empresa

2º - Estar atento a situações anormais

3º - Ser fiel às boas práticas de mercado

4º - Não compactuar a irregularidades (administrativas, cíveis e criminais)

5º - Bem documentar as operações de venda e exportação


O flagrante de outubro não foi o único. Em 2017, em situação muito semelhante, mais de meia tonelada de drogas foi encontrada dentro de um bloco de rocha, que também seria despachado para a Bélgica. 

"O Sindirochas reforça e prima pela atuação das empresas dentro da legalidade. Precisamos tomar todos os cuidados possíveis. Cada um fazendo a sua parte, cuida não apenas da imagem da sua empresa, mas contribui para preservar a reputação de todo arranjo produtivo", pontuou o presidente do Sindirochas, Ed Martins André.

O encontro, ocorrido na quarta-feira (3), foi realizado pelo sindicato

Comentários