PL relaciona coronavírus a acidente de trabalho - Jornal Fato
Política

PL relaciona coronavírus a acidente de trabalho

Medida valeria para profissionais de saúde que atuam contra a pandemia


Profissionais que atuam em hospitais, clínicas de saúde e outros estabelecimentos do gênero que morrerem ou tiverem redução da capacidade laboral decorrente de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) serão considerados vítimas de acidente de trabalho ou de doença contraída no ambiente laboral.

No Projeto de Lei (PL) 279/2020, de autoria do deputado Capitão Assumção (Patri), que trata da medida no âmbito do Espírito Santo, o parlamentar justifica a importância da iniciativa ao destacar que os colaboradores da área da saúde não ficam em distanciamento social, pois atuam na "linha de frente" no enfrentamento da pandemia.

Profissionais de saúde

"Com isso exercem a profissão em seus mais diversos setores, tendo contato com inúmeras pessoas, estando numa condição muito mais vulnerável ao contágio do coronavírus ", acrescenta o deputado na justificativa da matéria. Conforme o projeto, o benefício será concedido enquanto durar o estado de calamidade pública no estado.

Conforme o texto, a vítima (no caso de sequelas por Covid-19) ou seus familiares (no caso em que ocorra a morte do profissional) deverão comprovar que houve efetivamente o exercício do cargo ou função na área da saúde para que sejam reconhecidos os reflexos previdenciários, financeiros e trabalhistas.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Cidadania, Saúde e Finanças antes de discussão e votação em plenário.

Comentários