"Óbitos aumentaram e é um alerta no ES", diz governador - Jornal Fato
Saúde

"Óbitos aumentaram e é um alerta no ES", diz governador

Mesmo sem uma definição sobre a vacina, Renato Casagrande espera que em 2021 todo o cidadão que more no Espírito Santo seja vacinado. 


Após uma reunião com diversas lideranças do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande comunicou na tarde desta quarta-feira(18), o teor do encontro, que debateu a preocupação do estado com o aumento dos casos de covid-19. 

O governador alertou para o aumento dos óbitos no estado: 

"Só para ter uma ideia, o número de óbitos nos últimos 7 dias: de 10,71. Em 14 dias: 11.29 óbitos. No auge da pandemia chegamos a 40 mortes aproximadamente em 14 dias", detalhou Casagrande.

Para se ter ideia, no sul do ES, 100% dos leitos covid-19 estão ocupados

O governador também informou que a atenção à covid-19 gerou uma pressão no sistema de saúde, para atendimento a outras especialidades, como acidentes de trânsito, por exemplo.

Mesmo com o aumento dos casos de infectados e óbitos, Casagrande afirmou que essa fase não pode ser comparada com o pico da doença no estado. Para tanto, a rede pública de saúde promove um numero maior de testagens.

Mesmo assim, Casagrande pediu à população que redobrem os protocolos de prevenção: "Chegamos a 489% de ocupação dos leitos potenciais. Hoje estamos em 46%. Se passa de 506, a matriz de risco muda", disse o governador.

O chefe do executivo capixaba destacou que "Nós achamos que é a primeira onda ainda, não se trata da segunda, pois não conseguimos zerar os casos e os óbitos e contamos com a população nesta batalha", destacou Casagrande. 

Mesmo sem uma definição sobre a vacina, Renato Casagrande espera que em 2021 todo o cidadão que more no Espírito Santo seja vacinado. 

 

Confira na íntegra a mensagem do governador Renato Casagrande:

Comentários