Cachoeiro deve assumir topo do ranking sulino de covid-19 - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro deve assumir topo do ranking sulino de covid-19

Cachoeiro teve aumento de 122% no número de casos em apenas seis dias e registrou as três primeiras mortes


Cachoeiro marcha firmemente para se tornar a cidade sulina com mais casos de covid-19 no Espírito Santo. Com mais 11 casos, chegou a 91, num crescimento vertiginoso iniciado na semana passada. Em seis dias mais do que dobrou o número de casos (eram 41 até quarta-feira) e registrou as três primeiras mortes no final de semana. Apenas Marataízes tem mais casos registrados do que Cachoeiro na região, 95. E também mais mortes - a sexta foi registrada no domingo e divulgada ontem.

Dos pacientes que testaram positivo para coronavírus em Cachoeiro, 22 estão curados.  Em Marataízes o número de curados é 27, de acordo com os dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Em terceiro no ranking de casos confirmados, aparece Presidente Kennedy, com 77, embora quase 100 já tenham testado positivo, muitos são moradores de outras cidades.

 

Medidas 

Diante do aumento do número de casos e sua gravidade, a Prefeitura de Marataízes instituiu quarentena rígida a partir desta segunda-feira (18). Apenas serviços considerados essenciais podem receber clientes no limite de um para cada 20 metros quadrados. Os demais, só podem funcionar com entrega em domicílio. O acesso às praias está proibido. A prefeitura fechada e as obras públicas, suspensas.

Em Cachoeiro o comércio continua a funcionar, mas a Prefeitura baixou novas regras para restaurantes, padarias e lanchonetes, que começaram a vigorar ontem. Com isso, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e sorveterias poderão continuar funcionando de segunda a domingo, de 10h às 16h e de 19h às 23h. Entretanto, no período noturno, as cozinhas dos estabelecimentos deverão deixar de receber pedidos para consumo presencial uma hora antes do horário de fechamento, ou seja, a partir das 22h.

Isolamento
As medidas visam ampliar o isolamento social. No domingo, Cachoeiro registrou adesão de 45,6% e teve o terceiro pior desempenho entre os 78 municípios capixabas. Apenas Colatina e Bom Jesus do Norte foram pior. O número está abaixo da média estadual, que foi de 50,6%  e muito aquém do mínimo perseguido, que é de 55%. Marataízes alcançou 49,6% e Presidente Kennedy, 54,2%.

Estado

Em 24 horas mais 413 pessoas foram diagnosticadas com covid1-9 no Espírito Santo. O número de curados subiu para 2.919. Os dados foram atualizados na tarde desta segunda feira (18) no Painel Covid do Governo do Espírito Santo. Ao todo o estado já contabiliza 7.157 casos notificados. O número de mortes chegou a 17, neste mesmo período, totalizando 302 óbitos no Espírito Santo. 


Presidente Kennedy já realizou 780 testes rápidos

O município de Presidente Kennedy já realizou 780 testes rápidos para identificar casos de coronavírus. A testagem começou pelos profissionais da saúde e demais pessoas que atuam na linha de frente do enfrentamento ao covid-19. Em uma semana, o número de positivos chegou a 93 (77 já foram reconhecidos pela Secretaria de Estado da Saúde).


Além dos testes rápidos, desde o início da pandemia também são feitos os chamados SWAB. Esses, o município envia para o Laboratório Central (Lacen), que fica em Vitória, e em cerca de uma semana o resultado é divulgado. 


Utilizando essas duas ferramentas, o município conseguiu identificar um número alto de pessoas que testaram positivo para coronavírus. Com o aumento em exames realizados é possível fazer melhor o controle da transmissão, ampliando também a quantidade de pessoas cientes da necessidade de ficarem em isolamento, mesmo estando assintomáticas. 


A aquisição de dois mil testes rápidos é mais uma estratégia de enfrentamento ao coronavírus. A prefeitura tem realizado barreiras informativas com orientações de medidas preventivas à covid-19, onde consegue medir a temperatura corporal de quem entra na cidade; suspendeu aulas; está seguindo as recomendações das autoridades em Saúde; e reforça a importância de manter as medidas de higiene pessoal e distanciamento social.

Comentários