Campanha da Unimed tatua o apoio à doação de órgãos na pele - Jornal Fato
Saúde

Campanha da Unimed tatua o apoio à doação de órgãos na pele

A ação tem como símbolo tatuagens autoadesivas, reforçando de forma lúdica a necessidade de declarar a vontade de ser um doador


Foto: divulgação

Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos, uma atitude que salva vidas, a Unimed Sul Capixaba está realizando pelo terceiro ano consecutivo a campanha "que fique dito". A ação tem como símbolo tatuagens autoadesivas, reforçando de forma lúdica a necessidade de declarar a vontade de ser um doador.

Com curadoria da designer Maria Sanz, neste ano a criação das tatuagens autodesivas foi feita pelos tatuadores Felipe Bernardes e Florencia Rosso. Os desenhos, que vêm acompanhados da frase #quefiquedito, abusam da cor e utilizam aquarela e grafite.

A campanha começou na última segunda-feira dia 21. A iniciativa comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro (amanhã). A data chama a atenção para o número de pessoas que estão na fila aguardando por um transplante de órgãos. No Brasil, 45 mil doentes esperam por um ato de solidariedade, enquanto no Espírito Santo, o total de pessoas que precisam de um novo órgão é de 1,3 mil atualmente.

Como nem todos os familiares conhecem o desejo de um parente ser doador de órgãos, é importante que essa vontade seja dita e fique clara ainda em vida. "Nosso intuito é encorajar as pessoas que querem salvar vidas sendo doadoras, além de inspirar mais gente a se interessar e compartilhar informações sobre o assunto junto às suas famílias e aos seus amigos. Por isso, ao distribuirmos as tatuagens autoadesivas enfatizamos para que a pessoa estampe o seu desejo, aplique na pele e diga para todos que é uma doadora de órgãos", afirma Sandrine Luchi, gestora de Comunicação e Marketing da Unimed Sul Capixaba.

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