Casos de hipertensão e diabetes aumentam em Cachoeiro - Jornal Fato
Saúde

Casos de hipertensão e diabetes aumentam em Cachoeiro

Evento alerta para doenças e público poderá aferir a pressão, fazer teste de glicemia e ter orientação nutricional


Foto: Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim existem atualmente 21.517 pessoas hipertensas e 5.903 com diabetes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O índice é considerado alto e as duas doenças, fatores de risco para problemas cardiovasculares e renais, estarão em foco na Semana da Saúde Integral, evento a ser realizado na praça Jerônimo Monteiro, Centro, nesta quinta (27) e sexta-feira (28).

A Semana da Saúde Integral será ação conjunta das coordenações de Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Programa de Imunização e Programa de Tuberculose e Hanseníase. Nos dois dias do evento, sempre das 8h00 às 15h00, serão oferecidos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia capilar e orientação nutricional, diretamente relacionados a hipertensão e diabetes.

Haverá ainda coleta de sorologia, distribuição de preservativos, vacinação de adolescentes e adultos, solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse há mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose e avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade.

"Estamos organizando ação que incorpora os cuidados em saúde em seus variados aspectos. Algumas enfermidades específicas, como a hipertensão e o diabetes, que são doenças crônicas, necessitam de um destaque maior devido ao aumento preocupante dos casos em Cachoeiro e por demandarem acompanhamento mais frequente. O evento também vai oportunizar a divulgação e encaminhamentos para o programa de controle dessas doenças oferecido em nossa rede", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Comentários