Chegamos ao meio do ano: os cuidados com a saúde estão em dia? - Jornal Fato
Saúde

Chegamos ao meio do ano: os cuidados com a saúde estão em dia?

É fundamental estar em constante avaliação médica para saber quais são as melhores condutas no caso de alguma desconformidade e como prevenir doenças


O engenheiro Carlos Alberto Furtado de Souza, de 58 anos, é exemplo de cuidados com a saúde - Fotos: Divulgação

Muitas pessoas colocam como meta para o ano seguinte cuidar mais da saúde. A partir desta semana, já se inicia o segundo semestre de 2023 e, quem prometeu, mas ainda não deu a devida atenção à saúde, deve se antecipar, já que ainda dá para recuperar o tempo perdido e buscar cuidados básicos que trazem bem-estar e qualidade de vida.

"As consultas preventivas são fundamentais para evitar problemas de saúde no futuro e garantir uma vida saudável. O ideal é que cada pessoa tenha um médico de referência, alguém que faça o acompanhamento regular da sua saúde, se antecipe a problemas e faça as intervenções necessárias para resolver questões de saúde em estágios iniciais", recomenda o médico da Família da Unimed Sul Capixaba, Vinícius Passamani.

A cooperativa conta com um programa chamado Viver Bem, em que os clientes têm acesso a este acompanhamento. Uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e nutricionistas, fazem consultas periódicas com os pacientes e monitoram as pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

"Chega um momento em que pode ser necessário fazer exames específicos, mas só um médico pode indicar quando é a época certa. O profissional vai avaliar histórico familiar, exames anteriores e fazer uma avlaição no consultório para observar possíveis anormalidades. Nas consultas preventivas, será possível avaliar a condição geral de saúde, fazer exames específicos quando necessário e, se preciso, encaminhar para especialistas adequados", conta.

O médico reforça que a prevenção é o melhor remédio. Em vez de fazer exames por conta própria ou aguardar o surgimento de sintomas, é fundamental cuidar da saúde, adotando um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas regularmente evitando situações de estresse e mantendo uma alimentação balanceada.

O engenheiro Carlos Alberto Furtado de Souza, de 58 anos, é exemplo de cuidados com a saúde. Ele faz acompanhamento regular com o Médico da Família no Espaço Viver Bem e, vez ou outra, é solicitado a realizar exames de rotina.

"Tenho minha saúde acompanhada pela equipe da Unimed Sul Capixaba. Por ter hipertensão e diabetes, faço parte do programa de gestão de crônicos e, vez ou outra, faço exames de rotina, solicitados pelo médico que sabe exatamente qual é a periodicidade que devo fazer, de acordo com as minhas condições de saúde e faixa etária. Posso dizer que eu venho há anos prevenindo doenças, por ter este cuidado mais próximo. Acontece de eu ficar doente, como fiquei e até precisei de internação há pouco tempo, mas não é por falta de cuidados", defende Carlos Alberto.

O Espaço Viver Bem conta com médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade e uma equipe multiprofissional para dar suporte e acompanhamento. Para agendar uma consulta, basta acessar a assistente virtual Isa, no site www.unimedsulcapixaba.coop.br ou pelo whatsapp (28) 2101-6255.

Comentários