Covid-19: ES define vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários - Jornal Fato
Saúde

Covid-19: ES define vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários

A partir da semana que vem, 10% dos lotes de vacina que chegarem vão para a reserva técnica, de onde sairão os imunizantes para esse público. A vacinação se dará inicialmente na faixa de 55 a 59 anos


Casagrande anunciou as novidades durante ato simbólico na tarde desta sexta-feira - Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O Governo do Espírito Santo Já definiu como fará a vacinação, por idade, da população em geral, fora dos grupos prioritários. A partir da semana que vem, 10% dos lotes de vacina que chegarem vão para a reserva técnica, cota da qual, também, sairão os imunizantes para esse público. A vacinação se dará inicialmente na faixa de 55 a 59 anos e deve começar nos próximos dias.

A reserva técnica é para repor as doses de vacina que possam se perder durante o processo de vacinação. Era de 5% desde o início da pandemia, mas, com pouca perda, passou a ser usada para avançar a vacinação de grupos prioritários no Espírito Santo. Agora, com a abertura para a população adulta em geral, a reserva foi dobrada.

"Vamos começar a vacinar grupos prioritários (cuja imunização foi antecipada no ES - como trabalhadores do Transporte, da educação e moradores de rua) com mais intensidade. A CIB decidiu que podemos vacinar a população pela faixa etária, da maior para a menor, sem comorbidade, desde que continuemos a reservar as doses para os grupos prioritários. Então, de todas as doses que chegarem agora, 10% serão para a reserva técnica para seguirmos com a vacinação desses grupos. Do que sobrar, 20% serão para grupos prioritários e os 80% restantes serão para vacinar por idade", afirmou o governador Renato Casagrande.

De acordo com ele, o grupo de pessoas com comorbidades que ainda não recebeu a primeira dose é pequeno, o que permite o avanço na população em geral. Uma resolução será publicada ainda hoje para orientar os municípios sobre como proceder.

As medidas foram anunciadas na tarde desta sexta-feira (28), durante o ato simbólico que deu deu início à imunização de mais dois grupos prioritários da Campanha Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28). No Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores portuários e do transporte aéreo para aplicação da primeira dose da vacina.

O início da vacinação destes grupos segue a orientação do Ministério da Saúde, comunicada na última terça-feira (25). No Espírito Santo, 19.851 trabalhadores serão imunizados, sendo 1.017 do transporte aéreo e 18.834 portuários.

Comentários