Espírito Santo recebeu mais 237 mil doses de vacinas Covid-19 - Jornal Fato
Saúde

Espírito Santo recebeu mais 237 mil doses de vacinas Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou a dose de reforço para pessoas acima de 60 anos devido ao elevado risco de complicações e óbitos pela doença. A decisão foi amplamente discutida por vários especialistas


O Ministério da Saúde enviou mais 237 mil doses de vacinas Covid-19 para o Espírito Santo. Nesta remessa, foram enviadas 107,2 mil doses da Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo e mais 129,8 mil doses da Pfizer. De quinta-feira (30) a esta quarta-feira (6) foram distribuídas mais 13 milhões de doses de imunizantes para todos os estados e o Distrito Federal.

O quantitativo de Pfizer foi destinado para dose de reforço da população acima de 60 anos e de profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate à pandemia. Já a remessa de imunizante da Astrazeneca foi enviada para aplicação da segunda dose da população, por faixa etária.

O objetivo é que todas as unidades da Federação completem os esquemas vacinais ao mesmo tempo, incluindo as doses adicionais e de reforço nos públicos já determinados pelo Ministério.

A pasta fará a distribuição para os estados e o Distrito Federal que são os responsáveis por direcionar os quantitativos adequados aos municípios. Também são eles quem devem garantir a equidade sem causar prejuízos ou privilégios à evolução da vacinação da população brasileira.

Desde o início da campanha de vacinação, o Espírito Santo já recebeu 5,8 milhões de doses de vacinas Covid-19 - mais de 4,6 milhões foram aplicadas, até o momento.

A metodologia adotada nesta pauta de distribuição considerou:

? A população igual ou maior de 18 anos;
? O esquema vacinal por doses administradas e;
? O quantitativo de doses que ainda faltam ser distribuídas por unidade Federativa independentemente dos grupos prioritários.

 

Reforço na vacinação

O Ministério da Saúde anunciou a dose de reforço para pessoas acima de 60 anos devido ao elevado risco de complicações e óbitos pela doença. A decisão foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considerou o aumento da resposta imune do organismo depois da aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

Profissionais da Saúde

Os trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia também receberão uma dose extra da vacina.

A nova etapa da imunização também deve ser realizada preferencialmente com a vacina da Pfizer. O grupo deverá receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal.

Maior campanha de vacinação da história do Brasil

Após oito meses de campanha, o Brasil chegou a mais de 300 milhões de doses de vacinas Covid-19 distribuídas para milhões de brasileiros em cada canto do país. Os reflexos da imunização aparecem todos os dias na melhora do cenário epidemiológico do país.

Até o momento, mais de 242,7 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 147,9 milhões de primeiras doses e 94,7 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Com isso, 93,6% da população adulta, acima de 18 anos, já tomou a primeira dose e cerca de 60% já completaram o esquema vacinal.

 

Comentários