Hidroxicloroquina x Coronavírus: médica tira dúvidas - Jornal Fato
Saúde

Hidroxicloroquina x Coronavírus: médica tira dúvidas

Uma pesquisa francesa feita com 20 voluntários mostrou resultados positivos da hidroxocloroquina na Covid-19


Desde o surgimento da pandemia do coronavírus, muitas informações sobre formas de tratamento, prevenção e cura têm circulado na internet. A que ganhou força, por conta de estudos que foram feitos e sinalizaram bons resultados, é a de que a Hidroxicloroquina poderia ser a saída para combater a Covid-19.


A dermatologista de Cachoeiro de Itapemirim, Roberta Goltara, explica que esse medicamento é indicado para tratamento de doenças reumáticas e dermatológicas; como artrite reumatoide, lúpus eritematoso e outras condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar. Também trata malária.


Uma pesquisa francesa feita com 20 voluntários mostrou resultados positivos da hidroxocloroquina na Covid-19, o que, em conjunto com um discurso do presidente americano Donald Trump, levou a uma disparada de interesse pelo medicamento.


Roberta Goltara explica por que o medicamento ainda não foi liberado. "O estudo foi conduzido com poucas pessoas e dispensou ritos básicos nos testes de um medicamento. Outros estudos com o medicamento não foram feitos em seres humanos; Apresenta efeitos colaterais graves, incluindo complicações cardiovasculares, risco de insuficiência renal e hepática e alterações na visão.

 

Não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus", comentou a médica.
Mas ela alerta: "as pessoas só devem fazer uso de medicação com prescrição médica".

Comentários