Covid-19: mais de 200 mil capixabas tiveram contato com o vírus - Jornal Fato
Saúde

Covid-19: mais de 200 mil capixabas tiveram contato com o vírus

Porém 30,5% não apresentam sintomas e podem contaminar milhares de pessoas


O Secretário de estado da saúde do Espírito Santo, Dr Nésio Fernandes divulgou nesta segunda-feira(1) os resultados da segunda fase do inquérito sorológico, que se trata da pesquisa para se ter dados mais precisos sobre o avanço do coronavírus no ES.

Nesta etapa o resultado apontou que 5,14% dos capixabas já teve contato com o coronavírus. Esses dados estatísticos representam 206.559 pessoas em todo o Espírito Santo. Os dados foram contabilizados após a pesquisa ter sido realizada em 19 municípios do estado. Esses resultados foram colhidos após os profissionais de saúde visitarem residências previamente escolhidas pelo governo. Mais de 7 mil pessoas foram testadas. Os testes rápidos foram efetuados entre os dias 27 e 29 de maio.

Os dados desta mostragem são essenciais para as estratégias de combate ao coronavírus. Uma das informações dessa etapa é que três vezes mais pessoas apresentaram teste positivo, um aumento de 141% do número de casos.

Quanto aos sintomas, alguns foram apontados na primeira fase e se repetiram agora, como a tosse (39%) e perda de olfato além de febre e cansaço. Porém 30,5% não apresentaram sintomas, mesmo estando com o vírus.

Outro dado relevante, apresentado durante a transmissão da SESA é que 70% dos casos positivos da covid-19 foram registrados em pessoas negras e pardas.

A próxima fase do inquérito sorológico se iniciará na segunda-feira(8).

Comentários