Lei Seca no Piauí a partir de sexta(15) - Jornal Fato
Saúde

Lei Seca no Piauí a partir de sexta(15)

Guerra total contra coronavírus com lockdown passa a valer além de outras medidas rígidas decretadas pelo governador


O cerco contra o coronavírus apertou no Piauí. O governador do estado Wellington Dias (PT) determinou a "lei seca" que começa nesta sexta(15) à zero hora. Válida para todo o estado, a regra proíbe a venda de bebida alcóolica até domingo(17). Ele anunciou na noite desta quarta feira (13) o lockdown para tentar frear as contaminações. 

Além da "lei seca" o governador do Piauí decretou a suspensão do transporte intermunicipal na sexta, sábado e domingo. Isso vale para vans e ônibus. O objetivo é não espalhar o coronavírus, segundo Wellington.

Postos de gasolina, serviços de delivery e padarias abrem somente sexta e sábado. Fecham domingo. Farmácias só abrem sexta, sábado e domingo.

As borracharias com ordem de ter cuidados de higiene abrem sexta e sábado. Bancos e lotéricas também estão proibidos de abrir. Obras de construção civil também estão proibidas.

Além disso as barreiras estão bem criteriosas: quem chegar de outros estados deverá ficar em isolamento e só poderá entrar após isolamento e exames que comprovem que não está contaminado(a).

A polícia militar vai ajudar na fiscalização e orientação das pessoas que insistirem sair. Com estas medidas o governador espera reduzir a incidência de mortes no estado que já chegou a 57 pessoas, e chegar a 50% de isolamento social.

"O objetivo é que estamos um crescimento do coronavírus, tivemos um isolamento que caiu 10 pontos (percentuais), são 180 mil pessoas a mais transitando. Queremos reduzir, ter menos 200 mil pessoas transitando, e elevar o Piauí para mais de 50% de isolamento social", explicou WellingtoN Dias. 

 

ALERTA

O sistema de saúde do Piauí pode entrar em colapso nos próximos dias caso a baixa adesão ao isolamento social se mantenha. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que registrou um aumento 10% por dia no número de infectados pelo novo coronavírus, o que reflete na ocupação dos leitos de UTI disponíveis no estado. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Amostragem, entre os dias 6 e 9 de maio, existem 17.148 pessoas infectadas (muitas sem sintomas) com a Covid-19 no Piauí, número 28 vezes maior do que o oficial registrado pela Sesapi até o dia 9, que era de 1.278. Isso significa que, na prática, para cada pessoa confirmada pela Secretaria da Saúde do Piauí, há 28 infectadas.

Comentários