Policlínica Municipal estende horário de vacinação contra pólio e de multivacinação - Jornal Fato
Saúde

Policlínica Municipal estende horário de vacinação contra pólio e de multivacinação

Para receber a imunização, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.


A sala de vacinação da Policlínica Municipal "Bolívar de Abreu" funcionará, a partir desta quinta-feira (22), com horário estendido, das 7h às 19h, para atender os públicos das campanhas contra poliomielite e de multivacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o horário ampliado seguirá até o dia 30 de outubro, para que os pais ou responsáveis tenham mais tempo para levar as crianças e adolescentes para vacinar.

O público-alvo da vacinação contra poliomielite são as crianças de até 5 anos. Já o da multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, para atualizar o cartão de vacinação.

Para receber a imunização, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.

Horário estendido em unidades básicas

Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) também vacinam até as 19h. São as dos bairros IBC, Aeroporto, Amaral e Paraíso, que fazem parte da Programa Saúde na Hora.

O horário da imunização nas demais UBS que têm sala de vacina vai das 8h às 16h, de segunda a sexta. Já as unidades que não possuem sala de vacina ofertam o serviço uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas as dos bairros Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; e Vila Rica e Recanto, às sextas-feiras.

Campanha contra pólio

Na campanha contra poliomielite, dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose ou reforço extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

As ações têm como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças

Comentários