Sul do ES registra primeira morte relacionada à dengue - Jornal Fato
Saúde

Sul do ES registra primeira morte relacionada à dengue

Mulher jovem que residia no interior de Muqui, mas veraneava em balneário de Itapemirim desde dezembro, faleceu durante Carnaval, no litoral; relação com doença foi recentemente confirmada


- Imagem ilustrativa - Fernando Frazão/Agência Brasil

Infelizmente, o primeiro óbito relacionado à dengue em 2024 na região sul do Espírito Santo foi confirmado. Trata-se de uma mulher jovem, que tinha 30 anos de idade e residia no interior de Muqui.

A vítima, contudo, veraneava no litoral de Itapemirim desde meados de dezembro. E faleceu no município litorâneo, durante o Carnaval, no dia 11 de fevereiro.

"Conforme apontou investigação de nossa vigilância epidemiológica, a contaminação e o óbito ocorreram onde a paciente estava em moradia de veraneio. Inclusive, não há incidência de dengue no local de moradia dessa família no município de Muqui, uma propriedade rural em região de grande altitude", declarou o secretário de Saúde de Muqui, Márcio Costa Ribeiro.

 

Casos

De janeiro até o momento, segundo Márcio, foram notificados 167 casos da doença no município. Do total, havia 26 confirmações de dengue até a conclusão da reportagem. Sendo que 55 notificações ocorreram nos últimos sete dias.

 

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Muqui divulga que, desde janeiro, toda terça-feira é dedicada ao "Dia D de Combate à Dengue". Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realiza coleta de lixo, orientação à população e visitas domiciliares para verificação e eliminação de focos do mosquito transmissor.

Além de mutirões em pontos estratégicos, como cemitérios, marmorarias e escolas, para limpeza e conscientização de moradores.

Mas o trabalho começou ainda em 2023, inicialmente focado nos profissionais de saúde, com treinamento e capacitação, atualizando o protocolo do Ministério da Saúde para o manejo clínico da dengue.

"Contamos com a participação de uma referência técnica do Hospital Maternidade Dr. Aluisio Filgueiras, visando a proporcionar o melhor acolhimento e atendimento à população", informa.

 

Comentários