Vargem Alta investiga 61 casos suspeitos de leptospirose - Jornal Fato
Saúde

Vargem Alta investiga 61 casos suspeitos de leptospirose

Três já foram confirmados e outros 20 foram descartados


Foto ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Vargem Alta investiga 61 casos de leptospirose no municípios. Três casos foram confirmados e outros 20 foram descartados.

Os pacientes com suspeita da doença apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e vômito.

A Leptospirose é uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. O contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados ou pela exposição à água contaminada, que penetra no organismo através das mucosas e da pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

Moradores da região que tiverem os sintomas devem procurar imediatamente o pronto atendimento.

 

Sintomas

Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

Comentários