Conexão Mansur: Veneza - Cidade Poema - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Veneza - Cidade Poema

Crônica do ex-Prefeito de Cachoeiro, Gilson Carone, publicada em 30/1/1966


- Ilustração: Zé Ricardo

(O texto abaixo, após a foto, é uma das mais de 60 crônicas que Dr. Gilson escreveu quando, com o pai, Resk Salim Caroni, e o tio Feiz Forzly, visitaram a Europa e o Líbano, este, a terra natal do pai e tio. Inédita em nosso século, irá, oportunamente, se juntar às outras crônicas dele, formando o livro "Do Rio Itapemirim ao Rio Jordão" que, certamente será lançado em Cachoeiro). 

 

 

Saímos da Áustria às 8h. Passamos pelos Alpes, e aí nas montanhas almoçamos na famosa Cortina D'Ampezzo. Giacomo, o guia, ao penetrarmos em território italiano cantava músicas de seu país. As moças (Goya, Soninha, Ivone e outras) faziam coro. Al Di Lá, Arriverdeci Roma, a Tarantela, enfim, um sem número de cançonetas italianas constituíam o repertório da caravana. Alegria, muita alegria.

No trajeto deparamos com soldados alpinos, campos de caqui, casamatas (lembrança triste da última guerra), e lindos lagos, todos verdes. Os alpes dolomíticos apresentam cores amareladas e, em determinadas horas, avermelhadas.

Às 19h, chegamos a Veneza, que provoca no turista um verdadeiro impacto, tão original é sua topografia. Do ônibus, passamos a uma pequena embarcação que nos conduziu próximo ao hotel. Andamos uns 100m a pé, para chegarmos ao nosso objetivo (o hotel).

À noite, demos uma volta pela Praça São Marcos. Um mundo de turistas (a Itália recebe anualmente cerca de 25.000.000 de turistas).

Veneza é diferente de tudo o que se pode imaginar. Não há automóveis. Anda-se a pé, de barcos ou nas românticas gôndolas.

A Praça São Marcos é uma beleza. Vê-se ao fundo a igreja de São Marcos. As construções em Veneza são sustentadas por alicerces de madeira. Com o tempo, há uma petrificação da madeira (segundo o guia). São, como todos sabem, construídas dentro d'água. Na Praça São Marcos, principal logradouro de Veneza, vê-se, além da igreja, o Palácio dos Doges e dezenas de bares e lojas. É realmente a sala de visitas da Europa, como disse Napoleão. Os tradicionais pombos estão ali. É "obrigatória" uma foto na praça com os pombos (muito mansos) na mão.

Interessante: na Igreja de São Marcos, observa-se um afundamento do chão. Explicou-nos o guia: "Este palácio cede 1cm por século, razão pela qual existe este detalhe".

Veneza à noite é qualquer coisa de maravilhosa. A praça iluminada, os milhares de turistas, o cantar italiano (Funiculì, Funiculà...), as lojas, as gôndolas e os românticos gondoleiros dão à cidade o sentido de cidade-poema. Veneza vale outra crônica e o faremos no próximo número.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

(Texto baixado da internet - "17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU - ODS - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - 2017" -, transcrito pela Prof. Dra. Regina Laisner, da UNESP - SP. Publico com objetivo de convidar candidatos a Prefeito a colocá-los, no que for pertinente ao Município, nos seus programas de governo 2025/2028):

- "Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável são:

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável.
  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.
  5. Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos.
  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
  10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles.
  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  14. Conservar e promover o uso sustentável dos (rios), oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater à desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda de biodiversidade
  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável".

Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários