De FATO: Eleições em Cachoeiro - Jornal Fato
Artigos

De FATO: Eleições em Cachoeiro

Os possíveis nomes para a disputa já surgem no Município.


Mesmo a quase dois anos das eleições municipais, alguns nomes já saltam aos olhos como possíveis candidatos a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o que não deixa de ser curioso, numa cidade em que não há novas lideranças evidentes.

Com o prefeito Victor Coelho (PSB) fora da disputa - pois já foi reeleito - é possível que haja algum nome para defender seu legado e concorrer com seu apoio. Este, no entanto, é ainda uma incógnita, embora alguns apontem o deputado estadual eleito Bruno Resende (União Brasil) como possibilidade.

Já na oposição, o campo está congestionado pela direita. Mas, dada a excepcional votação para deputado federal no município com mais de 22 mil votos, o vereador Junior Corrêa (PL), que não esconde de ninguém a disposição em concorrer tem, evidentemente, algum destaque. Ainda mais num município em que nas eleições gerais para os governos federal e estadual, Bolsonaro e Manato, apoiados por ele, tiveram a maior votação.

Se por outro lado, à esquerda, o PT se animar em lançar candidatura, quem se prepara para isso é o ex-prefeito Carlos Casteglione. O partido tem obtido resultados pífios no município desde sua sucessão, em 2016. Ele próprio recebeu votação decepcionante em 2018 para deputado estadual. Mas a ascensão de Lula à presidência lhe dá novo fôlego.

Dentre as possibilidades, quem tem o caminho menos definido - e, por isso, campo mais amplo a explorar - é o advogado Diego Libardi (Republicanos). Ele ficou em segundo na eleição para prefeito em 2020, quando teve o apoio do deputado Theodorico Ferraço (PP). Dois anos depois, se saiu bem na disputa solo a deputado federal - enquanto a esposa de Ferraço, Norma Ayub (PP), também concorria ao mesmo cargo.

Libardi, que no segundo turno das eleições declarou apoio a Carlos Manato, ao governo do Estado, como dito, encontra o caminho congestionado à direita, onde além de Junior Corrêa, despontaram o deputado estadual eleito Wellington Calegari (PL), e busca espaço o vereador Léo Camargo (PL). Com o PT, não aceita diálogo e a recíproca deve ser verdadeira.

Para conseguir uma posição mais estratégica, vai precisar reforçar posição mais ao centro e buscar ampla aliança para se viabilizar. Teve votos, tem carisma, mas nunca teve mandato e precisa formar grupo para se cacifar.

Ele já se movimenta neste sentido e mostra disposição para colocar a vaidade de lado para colocar a construção de projeto para o município acima da própria candidatura. Se for humilde o suficiente, estará no caminho certo.

Volto ao assunto.

 

Sobe

Pontos de ônibus

Em 2022 foram instalados mais de 30 novos abrigos em pontos de ônibus. São estruturas em aço, compostas por cobertura, banco, lixeira e espaço reservado a pessoas com deficiência. A renovação dos abrigos é uma ação prevista no Plano de Mobilidade da Prefeitura de Cachoeiro.

 

Desce

Banho no rio

A Defesa Civil de Cachoeiro recomenda se evitem banhos no Rio Itapemirim. No último sábado, uma criança morreu afogada. Em muitos trechos do Itapemirim há presença de rochas, muitas delas submersas, havendo o risco dos banhistas se chocarem ou ficarem presos nelas.

 

Mas, hein?!

Já há quatro dias que um tiroteio foi registrado em pleno Centro de Cachoeiro e ainda ninguém sabe quem atirou contra o suspeito de assalto e nem como ele conseguiu escapar nadando.

 

Vias de FATO

1. O recapeamento asfáltico da rua Jerônimo Ribeiro, a principal via do bairro Amarelo, em Cachoeiro de Itapemirim, deve ser concluído hoje, pela Prefeitura. 

 

2. No mesmo bairro, está em andamento a aplicação de geocomposto nas encostas, numa área de 10 mil metros quadrados. A finalidade é prevenir desmoronamentos.

 

3. Ano começou ainda sem previsão de solução para o campus da Multivix interditado ao final do ano passado. Alunos aguardam.

 

 


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários