DE FATO: Tudo está em seu lugar - Jornal Fato
Artigos

DE FATO: Tudo está em seu lugar

Vencido o período mais crítico, ainda há tensões no ar, mas aos poucos a vida vai voltando ao curso habitual.


- Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ano de 2023 começa sob novas gestões estaduais e Federal. Após dias turbulentos, a normalidade democrática se impôs. Vencido o período mais crítico, ainda há tensões no ar, mas aos poucos a vida vai voltando ao curso habitual.

Nas eleições de 2022, os cargos municipais não estavam em disputa, mas, mesmo assim, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho (PSB), também inaugurou novo modelo de gestão, já no primeiro dia de 2023, com mudanças importantes na estrutura administrativa, visando melhorar o desempenho da máquina municipal.

Como assegura que a junção de secretarias, mudança de secretários e remanejamento de pessoal não vão provocar ônus ao erário, é salutar que esteja inquieto com sua a gestão e busque maneiras de dinamizá-la. Tecnicamente, tudo está em seu lugar.

Entretanto, para quem acompanha o fio condutor da política municipal, chama atenção a ida de Paulo Miranda para a Secretaria de Governo, a qual já chefiou. Desta vez, no entanto, a missão é outra.

Ao que se percebe, vai funcionar como uma espécie de chefe da Casa Civil, cargo que sequer existe na estrutura municipal, mas cujas características, em equivalentes, se aproximam da forma como deverá atuar. Caberá a ele fazer a interlocução com os parlamentares e as comunidades, além de acompanhar o andamento de obras e projetos.

Sua atuação cresce em importância por facilitar o diálogo entre segmentos políticos, econômicos, sociais e Prefeitura, num momento em que as articulações e tensões eleitorais, visando a sucessão do ano que vem, tendem a se intensificar.

Miranda deve preencher lacuna na articulação política, ao mesmo tempo em que se mantém como interlocutor do prefeito Victor Coelho. Caso essa análise esteja correta, terá papel de destaque nas formulações políticas a partir de agora. Os rumos eleitorais de 2024, devem passar por ele.

A conferir.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários