Desafios da Juventude - Jornal Fato
Artigos

Desafios da Juventude

Nos últimos dias, tentando entender a trágica e precoce morte do MC Kevin


Nos últimos dias, tentando entender a trágica e precoce morte do MC Kevin, o noticiário se voltou para este assunto. Não poderia ser diferente: um jovem, socialmente desprivilegiado, que, sozinho, ainda muito menino, conseguiu satisfazer todos os seus desejos, mas estes, pelo que, em minha vã limitação entendi, se ativeram aos carnais, ou seja, àqueles que dão prazeres momentâneos e, num piscar de olhos, se vão embora.

Já tinha ouvido falar o nome dele, mas, confesso, não conhecia sua música ou sua história. Contudo, acompanhando os noticiários pós-morte, vi, neste jovem, uma alegria espontânea, um positivismo contagiante, mas também uma falsa sensação de liberdade que, de fato, era extremamente limitada pela necessidade de saciar dependências químicas e emocionais.

Vislumbrei um jovem que, fazendo o que gostava, enriqueceu e mudou a realidade de vida da sua família, mas teve pressa demais e, na mesma velocidade, pereceu, deixando tristeza entre os que o amavam. Digo isto pois assisti a uma entrevista com sua mãe e, em síntese, ela disse que o filho, desde o nascimento, foi intenso e apressado.

Neste contexto, como mãe, como cidadã e como cristã, percebi-me a questionar e a buscar respostas que, talvez, estejam equivocadas:

- Quem era MC Kevin para os amigos? Um cara legal, alegre, motivador e que, no aperto, segurava até as despesas financeiras sozinho, ...

- Quem era MC Kevin para a família? Um filho e um irmão amado, exemplo de sucesso, um herói que mudou a história familiar que, no contexto político do Brasil, dificilmente, seria alterada...

Quem era MC Kevin para os jovens? Um modelo a ser seguido, um menino homem que vivia cotidianamente a realização dos sonhos que muitos jovens da atualidade têm: festas, mulheres, dinheiro, bebidas, drogas, "amigos" e seguidores.

Quem era MC Kevin para ele mesmo? Alguém que queria mostrar ao mundo que era capaz e que, sozinho, conseguiu vencer... Mas só isso? Será que era, de fato, feliz? Será que era pleno em suas escolhas? Será que, mesmo com sucesso material, tinha paz? Será...?

Longe de mim criticar o jovem, pois me comovo com sua história. Ponho-me no lugar de sua mãe, de sua família, de sua noiva,..., e sinto que estão vivendo grande dor, pois a alegria, ao menos por um bom tempo, estará perdida. Também tento me colocar no lugar do MC e, neste momento, sou levada a pensar que, se o prazer da carne tivesse dado lugar ao limite; se alguns desejos tivessem sido controlados, por certo, ainda estaria aqui e teria uma longa e, quiçá, bela trajetória pela frente.

Se tivesse mais domínio próprio, que é um fruto do Espírito Santo (GÁLATAS 5, 23), talvez não tivesse enriquecido tão rápido, talvez não fosse cercado por tantos amigos, talvez os jovens não o seguissem como ídolo, mas, provavelmente, suas vitórias seriam mais duradoras e suas conquistas mais enraizadas e, quem sabe, estaria por aqui mais um tempo.

O fato é que esse triste acontecimento nos faz pensar na liberdade e nos ídolos que nossos jovens estão buscando. Assim, questiono: O QUE É SER LIVRE?

Ser livre é usar drogas sem ser preso? É ter muitas mulheres/homens? É fazer o que bem entender na hora que der vontade? É impor as verdades pessoais? É ter milhares de seguidores? É...?

Ou, ..., ser livre é ter a força e a coragem de saber a hora de parar? É conseguir não se drogar? É ser capaz conquistar uma só mulher/homem todos os dias? É conseguir deitar e dormir na hora de descansar? É ser capaz de dominar os impulsos perigosos? É...?

O que é liberdade? O que é ser jovem, tendo em vista que esta fase, se não for precocemente encerrada, vai passar?

Tudo isto me lembrou do livro de Eclesiastes 12-1 "Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; (Bíblia cristã)

Se pudesse dizer algo aos jovens, diria: sejam felizes, sejam intensos, mas não tirem os olhos do Senhor. Saibam escolher seus ídolos e discernir quais os desejos que devem satisfazer, pois, somente em Jesus Cristo, a liberdade será real e os frutos dos esforços para vencer serão eternizados.


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários