Gente Nossa em Evidência - 09.01.23 - Jornal Fato
Artigos

Gente Nossa em Evidência - 09.01.23

Confira os destaques de hoje!


- Fotos: Reprodução/Instagram

O casal Gabriela Fragoso e Cleofas Paneto aproveitaram o réveillon na casa de amigos em Castelo.

 

 

O casal Larissa Souza e Elton Bueno durante o réveillon em Vitória.

 

Agenda
Hoje: Dia do Astronauta / "Dia do Fico": em 1822, neste dia, príncipe regente Dom Pedro de Alcântara - que viria a ser o Dom Pedro I - foi contra as ordens da Corte portuguesa que exigia sua volta a Lisboa e deu, assim, o início do processo de independência do Brasil. / Em 1916, nesta data, ocorria a fundação da agremiação Cachoeiro Futebol Club, com as cores alvirrubras. / Em 1892, era adotada a bandeira do Brasil. / Dia dos Santos: Adriano, Marcelino, Juliano, Marciano, André Corsini. / Cumprimentamos os aniversariantes deste 09/01: Fábio Ramos Magalhães; Vinicíos, filho de Carmen-Jair Pessini; Ozane Gomes de Matos Picoli; João Pedro, filho de Viviane - Fraga; Penha, Sra. Romeu Volpato.

Braga - 111 anos: No próximo dia 12, Rubem Braga completaria 111 anos de idade, e a celebração da data começou com a abertura da exposição "Trilhos de Palavras", na parte inferior da Casa dos Braga (Rua 25 de Março). Para a nossa Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, organizadora do evento:  "- É uma viagem à história de nossa cidade". Visa propor à sociedade e comunidade, um momento de profunda interação com a literatura, a mostra estará aberta ao público até o mês de março, de segunda a sexta, das 08h às 18h, com estrada franca.



Daqui & Dali
Reconhecimento: A Federação das Indústrias do ES (FINDES) estão estudando juntamente com outras federações a criação de um "Prêmio Estadual de Jornalismo", a ser realizado ainda no final deste ano.

Imigração: bela iniciativa da Rede Tribuna em lançar a história da imigração italiana, marco importante na construção da identidade e da história do Espírito Santo, que completará 150 anos, no próximo mês. No jornal terá o conteúdo apresentado com sete reportagens sobre o tema. O primeiro episódio será mostrado dia 21 de fevereiro, tendo como tema a saída dos migrantes da Itália e a chegada ao Espírito Santo, além da cobertura do Dia da Imigração Italiana.

Home Office: Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas o número de trabalhadores em "home-office" - seja parcial ou integral - no Espírito Santo tem potencial para ser duas vezes maior que o atual. O que se prevê é que, em até seis anos, os atuais 164 mil profissionais que atuam em trabalho remoto se transformem em 328 mil, no modelo "home office".

Apelidos em Alegre: No livro do escritor - professor e coronel da Polícia Militar - Júlio Cezar Costa, "Crônicas do coronel: filho do Cabo", traz um capítulo com 402 apelidos de seus conhecidos e amigos daquela cidade sulina capixaba. Todos eles foram impressos em uma placa - doada ao município que a instalou numa das praças da cidade.



Temperatura Máxima
No "Multiplace", em Guarapari, dia 12 - "Baile do Nêgo Véio", com Alexandre Pires e Rayane & Rafaela; dia 13 - dupla sertaneja Hugo & Guilherme e o pagodeiro Ferrugem; dia 14 - Ludmilla Sunset e Di Propósito; dia 19 - Henrique & Juliano;  dia 20 - Victor & Léo. No dia 26 haverá o fechamento do festival com Jota Quest. // O retorno da cobrança do seguro-obrigatório visando indenizar pessoas que sofrem acidentes com veículos - que era chamado DPVAT - está sendo planejado pelo governo federal. O DPVAT parou de ser cobrado em 2020 e - desde então - a gestão do fundo que indeniza acidentados passou para a Caixa Econômica Federal. // Marca de vendas: a Fiat Strada foi o veículo novo mais vendido no Brasil em 2023, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave): foram comercializadas 1.120.600 unidades da picape no País. // Gastança: os deputados federais gastaram quase R$ 18 milhões em 2023, apenas para abastecer os carrões oficias aos quais têm direito...// Os município de Guarapari e Baixo Guandu são temas-enredos das Escolas de Samba do Grupo A, na capital: "Guarapari, o paraíso é aqui" (Unidos de Barreiros) e "Baixo Guandu - Pelo mar e nos trilhos da economia, o progresso se fez" (Independentes de Eucalipto). // A REALCAFE quer ampliar a sua atuação para o norte capixaba, inclusive, segundo anunciou o diretor da empresa, Bruno Giestas, com a construção de sua fábrica, em Aracruz. // Municipalidade cachoeirense terá concurso público: um com chances para professores e profissionais da Saúde outro para cargos administrativos e o terceiro para procurador e guardas municipais. // Será no fim deste mês, a 103ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em Foz do Iguaçu, no Paraná. // Município de Viana é - da Grande Vitória, que registrou menor taxa de homicídios em 2023. O município conta com 50 agentes na Guarda Municipal, a maior força de segurança municipal "per capta" do Estado. // Novidade: arroz e feijão - a dupla de alimentos indispensáveis no prato dos brasileiros deverá ficar mais cara no próximo trimestre de 2024. // E vamos em frente, Elyan Peçanha // - Boa tarde!


Elyan Peçanha Colunista social

Comentários