Gente Nossa em Evidência - 12.12.23 - Jornal Fato
Artigos

Gente Nossa em Evidência - 12.12.23

Confira os destaques de hoje!


- Foto Divulgação/Heci

Encerrando o ano de 2023, aconteceu nesta segunda (11), a última reunião do nosso Conselho Deliberativo. Na ocasião, os conselheiros parabenizaram pessoalmente as enfermeiras, Carla Mozer e Juliana do Carmo pela conquista do Prêmio Luiz Nivaldo da Silva, na categoria 'Dignidade Humana', com o projeto "telenfermagem pré-operatória, ferramenta tecnológica para a melhoria da experiência do paciente cirúrgico. Na ocasião os conselheiros também parabenizaram toda equipe Heci pelas inúmeras conquistas alcançadas neste ano e ao final fizeram uma oração de agradecimento.

Foto: divulgação/Diocese de Cachoeiro

 

Um missionário, um pastor, um líder? Assim muitos fazem referência ao falar de Dom Luiz Fernando Lisboa CP, o atual bispo de Cachoeiro de Itapemirim que celebrou, no domingo (10), os 40 anos de sua ordenação sacerdotal.


Agenda: Hoje é aniversário da capital Belo Horizonte // De Nossa Senhora de Guadalupe, declarada Padroeira da América Latina pelo Papa Pio XII, em 12/10/1945 // Coluna cumprimenta os aniversariantes: Alípio Cunha Moraes; Roberto, filho do casal Leila - Antonio Roberto S. Moraes / Elvis Ceccon Junior / Niver de Casamento Rosiane - Paulo Roberto Carvalho // Amanhã, "Dia do Marinheiro", data que marca o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, "Patrono da Marinha".

Registros: Municipalidade na fase de captação de recurso excedente para finalizar o novo projeto de restauração da Ilha da Luz, onde funciona a centenária fábrica de pios da família Coelho (Com Luiz Trevisan/AT).  // Grandes atrações do Multiplace Mais, em Guarapari: 28/12- Abertura do Verão com Matheus & Kauan; dia 29 - Maiara e Maraísa e 30 - Pré-reveillon com Nando Reis e Pitty. // Quinta feira, no TN1, a TV Tribuna/SBT vai focalizar Marataízes
e Presidente Kennedy. // Na capital, o ex jogador Sávio, da Desportiva,  Flamengo e Real Madrid lançou, ontem,  o livro "Dribles certeiros de uma carreira de sucessos", que é assinado pelo escritor Renan Koerich.



DAQUI & DALI

1. A posse do presidente eleito o Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Taufner foi adiada para esta próxima quinta-feira.

2. A melhora do preço do cacau aumentou o interesse dos produtores em relação à cultura. A saca de 60 quilos da amêndoa seca do cacau está custando R$ 1.250, mais caro que o café arábica.

3. Nas manchetes do fim-de-semana, o início do racionamento de água em nosso Estado: o nosso Rio Itapemirim teve queda de 5% em sua vazão mês passado, mas a situação é mais crítica está na região norte do Estado, onde a seca já preocupa os agricultores.

4. "Zico - 70 Anos" será dia 20 (quarta) no Centro de Convenções de Vitória.

5. Através do Programa de Intercâmbio Estudantil/2023, 44 alunos da rede pública farão intercâmbio de três meses para estudar inglês em Vancouver, no Canada: o grupo, segundo do programa,  partiu sexta-feira. E a Secretaria da Educação (SEDU) promoveu uma campanha do agasalho para doar aos alunos, com objetivo de ajudar a aquecê-los no inverno canadense. Ao todo 110 conjuntos foram feitos.


Temperatura Máxima

Na capital, as projeções natalinas voltaram a iluminar a Catedral Metropolitana, transformando-a em novo "point" para visitantes e turistas: as imagens projetadas são formadas com a a utilização de um software especializado que reconhece as superfícies em duas ou três dimensões. // Depois de quase quatro anos, a casa de shows "Multiplace Mais", em Guarapari, reabre com pré-reveillon: os artistas Pitty e Nando Reis fazem o show que antecederá a virada do ano. // O Instituto "Jones dos Santos Neves apontando que a economia do Espírito Santo cresceu 20 vezes mais que a do Brasil, entre julho e setembro deste ano: o IJSN é quem realizado os estudos no governo do estado. // Em Marataízes, Tininho Batista definiu o candidato à sua sucessão na Prefeitura daquele balneário sulino: Luiz Capinzal. // No próximo ano o SENAI no Espírito Santo vai oferecer, ao menos 12.700 vagas em cursos gratuitos, com destaque para as áreas de metalmecânica; construção civil; automotiva; alimentação; petróleo e gás e logística (Site do Senai: https://senaies.com.br/). // Vale ressaltar que o mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada - principalmente - pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva. // Atualmente, são 16 mil indústrias no Estado que criam cerca de 200 mil postos de trabalho formais. // Produtores capixabas estão conquistando prêmios internacionais voltados para chocolate e para a qualidade da amêndoa do cacau, como foi o caso do Salão do Chocolate de Paris (França). // Igreja das Neves, em Presidente Kennedy é destaque nos Caçadores de Destino do jornal A Tribuna, isto além da Lagoa do Siri e da Praia das Falésias, em Marataízes. // Cachoeiro está na faixa de R$ 2,98 milhões em repasse do fundo de Participação dos Municípios, igual a Cariacica, Linhares, Serra e Vila Velha.  // Diretório do PP, em nossa cidade, tem o comando de Theodorico Ferraço. // - Boa Tarde, Elyan Peçanha.


Elyan Peçanha Colunista social

Comentários