Gente Nossa em Evidência - 16.01.23 - Jornal Fato
Artigos

Gente Nossa em Evidência - 16.01.23

Confira os destaques de hoje!


- Fotos: Arquivo Pessoal

Férias em Salvador: o casal Sylvia e Daniel curtem dias descanso ao lado dos filhos Arthur, Áthila e Heitor.

 

 

Férias: a estudante de Medicina Lara Sartore em Salvador, Bahia. A capixaba faz um tour pelo Brasil antes de retornar para a Argentina, onde estuda.

 

Agenda: Hoje é Dia do Economista / Do Filósofo / Do Despachante / Data de fundação de Teresina, capital do Estado do Piauí / Nesta data, em 1977, o mundo musical perdia o cantor Elvis Presley / Santos de hoje: Estêvão da Hungria e São Roque / Abrimos a coluna enviando abraço forte para a vizinha cidade de Castelo, a "Terra do Café", onde aniversaria o dileto colega de rádio, o  vibrante locutor esportivo João Carlos dos Santos, com quem tivemos
a grata satisfação de trabalhar - como repórter -  em várias emissoras de rádio.


Oportunidades: Prefeitura de Cachoeiro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) vai ofertar cursos gratuitos de qualificação profissional. As oportunidades são para os cursos de Depilador, Programador de Sistema e Técnico em Segurança do Trabalho: ao todo, serão 42 vagas ofertadas e o período das inscrições já está aberto e seguirá até o dia 22 deste mês. Para participar os interessados, além de ter a idade mínima de 16 anos, deverão estar munidos do CPF, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.



Daqui & Dali

Aviação: os voos entre o Aeroporto "Eurico Salles", em Vitória e "Santos Dumont", no centro do Rio de Janeiro, deixarão de existir. No próximo mês de abril, a LATAM, a única empresa que mantinha voos diários entre os dois terminais, anunciou que vai suspender a roa, em abril. Desta forma, só vai ter voos de Vitória para o "Galeão", na Ilha do Governador. A empresa já anunciou a ampliação dos voos a partir de 31 de março.

Justiça: com o ato da nomeação já publicado no Diário da Justiça , o desembargador Júlio César Costa de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) assumiu a direção da Escola da Magistratura do Estado para o biênio 2024/2025.

Banco Caixa: Nos próximos trinta dias deverá ser publicado  edital para concurso da Caixa Econômica Federal (CEF) que terá - ao todo - 4 mil vagas: 2 mil para Técnico Bancário e 2 mil para Técnico Bancário- Tecnologia da Informação. A banca será a Cesgranrio.

Lista da Ufes: Está na mesa do Presidente Lula, a lista tríplice da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a escolha do novo Reitor. São estes os nomes apontados pelo Colégio Eleitoral: Eustáquio de Castro, Lousiane Nunes e Patrícia Rufino.

Identidades: A polícia científica informando que não é preciso ter pressa na emissão da nova Carteira de Identidade, já que as carteiras expedidas nos padrões anteriores vão permanecer válidas por dez anos contados da emissão do novo decreto, ou seja, até o final de fevereiro de 2.032.



Temperatura Máxima

A coordenação da Defesa Civil de Cachoeiro acaba de receber do Governo do Estado uma caminhonete Ford Ranger (tração 4 X 4, cabine dupla) para fortalecer a capacidade de resposta do órgão durante atendimento de ocorrência relacionadas às chuvas. // O coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Francisco Inácio Daróz, na capital, recebeu os equipamentos das mãos do Coordenador Estadual de Proteção e Devesa Civil, Hekssandro Vassoler. // O setor de indústria do Espírito Santo, segundo dados compilados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) teve o segundo melhor desempenho do País, no período de janeiro a novembro do ano passado, quando houve crescimento de 9%. // Show variados animam o verão de Presidente Kennedy, na Praia das Neves e de Morobá. // Um banco suíço projetou as 10 cidades mais caras do mundo: Singapura em primeiro; Xangai, em segundo: São Paulo aparece em nono, seguida de Miami. // Sistema Aquaviário de Vitória passou a ter viagem noturna: de segunda a sexta o barco sairá de Vila Velha com destino à Vitória às 18h10. A última viagem sai às 19h15 da Praça do Papa. // - Sabiam que a SERRA é o município com maior população de jacarés-de-papo amarelo do Espírito Santo, com 600 animais. Outras unidades de conservação e estudos da espécie ficam em Sooterama, Itaúnas e Dores do Rio Preto. // Dirigir um veículo sem possuir CNH é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa equivalente a R$ 880,41, além de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. // TURISMO: o Rio de Janeiro se prepara para lançar o "tax-free" que é um programa de reembolso de impostos pagos em compras feitas por turistas, durante a viagem. // O Festival de Cinema de Vitória, tradicionalmente, realizado durante o mês de setembro, terá a sua 31ª edição de 20 a 25 de julho. // Amanhã, será o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro. // "A simpatia dá amigos; o interesse dá companheiros" (Soulié) // - Bom dia, Elyan Peçanha.


Elyan Peçanha Colunista social

Comentários