Gente Nossa em Evidência - 21.12.23 - Jornal Fato
Artigos

Gente Nossa em Evidência - 21.12.23

Confira os destaques de hoje!


- Foto: Divulgação

Na eleição do novo Conselho Estadual de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (18), a titular cachoeirense Elizângela Altoé (de verde) com a presidente Galdene Santos (de azul), o senador Fabiano Contarato e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

Foto: reprodução/Instagram

 

O casal Nikoli Zanetti e Rafael Bastos curtiram dias de descanso em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

 

Foto: divulgação

 

A arquiteta Roberta Carvalho durante palestra que ministrou a empresários do BNI ES Impulso. O evento foi realizado no restaurante Coco Bambu, em Vitória.

 

Agenda: O Verão começa hoje a partir das 17h26 // Hoje é o Dia dos Artistas Profissionais // Nesta data, em 1944 na cidade de Manchester(Inglaterra), um grupo de tecelões lançava a semente do sistema econômico do cooperativismo // Católicos reverenciam os Santos: Temisclódes, Glicério e Pedro Canísio / Aniversário de famosos: atriz Jane Fonda (1937); Altamiro Carilho; Joelmir Beting; Esperidião Amin // Falecimento do dramaturgo Nelson Rodrigues.

Parabéns: Cumprimentamos os aniversariantes: dileta colega jornalista Rosangela Ventury; Nelsinho, filho de Rita e Nelson Costa Filho e Ademar Possebon Junior / Niver de casamento (em 1991) de Jacqueline - João Schubert / De parabéns a municipalidade que, na próxima semana, dará início a restauração da antiga estação ferroviária que, atualmente, abriga o Museu Ferroviário "Domingos Lage". / Nisso falando, o Museu da Vale, fechado desde maio de 2022 na capital, será reaberto no Armazém 4 e no prédio anexo ao Porto de Vitória.

 

Daqui & Dali

Migração Italiana: Cilmar Franceschetto, diretor-geral do Arquivo Público do Espírito Santo, destacou durante evento, na capital, " que o Estado é o berço da imigração italiana no Brasil ". A Expedição Tabacchi, em 1874, com o navio "La Sofia", com cerca de 400 imigrante, para o Espírito Santo, é o da história da migração italiana para o Brasil".

Projeto Marataízes: Visando promover acessibilidade e garantir banho de mar assistido para pessoas com deficiências físico-motoras e idosas, Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Esportes e Lazer abriu as atividades de verão com o já tradicional projeto "Marataízes + Inclusão", isto nas águas da sua Praia Central, próximo ao primeiro pier com área protegida das ondulações mais fortes, além de contar com estrutura para estacionamento e acessibilidade.

Gás em Guarapari: A "ES Gás" que é a concessionária responsável pela distribuição do gas natural canalizado no Estado, vai investir R$ 40 milhões em infraestrutura para distribuição de gás natural encanado, em Guarapari. A ES Gas é regulada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP).

Espaço cultural: O Instituo Cultural Vale e a "VSports", responsável pela operação do porto da capital, acabam de firmar acordo para viabilizar o novo espaço cultural capixaba: fechado desde maio de 2022, o "Museu da Vale" será reaberto no Armazém 4 e no prédio anexo do Porto de Vitória, no centro da capital capixaba. A expectativa é que a nova sede seja aberta ao público a partir de 2025, com nova museuografia, incluindo uma parte sobre a história do porto.

 

Temperatura Máxima

O ritmo típico do Espirito Santo - o congo - dará o tom da "Cantata de Natal" do 1ª Coral Lúdico Casacas do Espírito Santo. Cerca de 50 ritimistas se apresentarão, nesta sexta às 19h, na escadaria dada Igreja do Rosário, na Prainha, em Vila Velha. // Lembramos que até 14 de fevereiro estarão abertas as inscrições (www.escoladiaconalsantoestevao.com.br) para o Curso Livre em Teologia da Escola Diaconal Santo Estevão, em nossa cidade. // Amanhã, data de criação do Estado de Rondônia. // O craque Zico encerrou, ontem na capital, o seu ciclo de palestras alusivo aos seus 70 anos. // E o confrade, jornal A Tribuna está celebrando os seus 85 anos. // A jogadora de futebol, a capixaba Gabi Zanotti renovou seu contrato com o Corinthians. // Federação das Indústrias do ES (FINDES) publicou registro festejando a aprovação da reforma tributária e a decisão do governo do Estado de manter a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 17%. // A consagrada dupla sertaneja Jorge & Mateus estará de volta ao Espírito Santo: apresenta-se no primeiro fim-de-semana de 2024 na P12 Guarapari. // A Festa de samba e pagode com Samba Campos (RJ), Davi Garcindo, Sulinho e Elias Miudo, sábado (19h) no "Resenha do Davi", no balneário sulino de Piúma. // E acaba de ser lançado pelo governo capixaba o "Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana". // Os usuários do Aquaviário, em nossa capital, estão vibrando... E não é para menos: acaba de chegar a terceira embarcação para integrar o sistema: a operação será ampliada e os novos horários serão, brevemente, divulgados. // "Aquele que imagina ser alguém, perde a ocasião de converter-se em algo". (Phillip de Endimburgo). // - Uma Boa Tarde, Elyan Peçanha.


Elyan Peçanha Colunista social

Comentários