Maravilhem-se - Jornal Fato
Artigos

Maravilhem-se

Nossa região Sul do Espírito Santo, embora na maior parte das vezes não acreditemos que assim seja


Nossa região Sul do Espírito Santo, embora na maior parte das vezes não acreditemos que assim seja, é região muito bonita, das mais bonitas do Brasil. E alguns locais nossos já poderiam ser pontos turísticos do mais alto nível; a natureza é esfuziante. Temos natureza, rios, verde, montanhas, visões paradisíacas, mas anda faltando uma alma maior que todos nós que, olhando para esta terra abençoada, mais a abençoe ainda.

Acima falo na nossa Região Sul, mas hoje só quero falar de Cachoeiro de Itapemirim (e a qualquer momento volto ao Sul).

Se estou falando de beleza, claro, não posso deixar de falar da terra que amo e escolhi para morar - Cachoeiro - sem também lembrar de nossos outros pontos de atração, tal qual fez a jornalista de "O GLOBO", Mariana Filgueiras, que esteve por aqui em 2013, para cobrir a falta de livros de Rubem Braga em nossas livrarias, exatamente no ano em que Rubem completava o seu centenário, dizendo melhor, no ano do seu não centenário, em Cachoeiro.

Vejam o que disse Mariana Filgueiras, na Revista do GLOBO, daquele começo de 2013:

- "Houvesse um concurso para eleger "a cidade brasileira com mais filhos ilustres", a pequena Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, levaria com folga. Entre os 5.570 municípios brasileiros, difícil encontrar outro interiorano que tenha gerado tantas figuras notórias para o país... a pacata cidade capixaba viu nascer elenco tão sortido do folclore nacional, a ponto de receber de Vinicius de Moraes o epíteto "capital secreta". São cachoeirenses o cantor e compositor (e Rei) Roberto Carlos; o mais importante cronista brasileiro, Rubem Braga; o compositor Sérgio Sampaio; a atriz naturista Luz del Fuego; o produtor musical e diretor Carlos Imperial; o ator Jece Valadão, e a atriz Darlene Glória. Também viveram por lá as irmãs Danuza e Nara Leão".

Digo eu, por meu lado, por aqui e agora, que também a natureza nos privilegiou, só que nós, a quase unanimidade, eu inclusive, não sabemos bem disso.

Nesses tempos de paradeira geral resolvi que, para os fins desta página, nesta semana, melhor é mostrar fotos de nossas belezas naturais, que é o que faço agora, com o fim de tentar nos acordar desse sono que parece eterno.

Algumas das fotos capturei na internet, outras no Guia Turístico elaborado pela Secretaria de Cultura do Município, capitaneada pela Secretária Fernanda Merchid Martins, simplesmente a melhor que já tivemos por aqui. Maravilhem-se.

       

 


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários