O riso não é uma pílula mágica, mas ajuda bastante - Jornal Fato
Artigos

O riso não é uma pílula mágica, mas ajuda bastante

O riso é o reflexo da história pessoal e também da humanidade, é uma forma de comunicação que a seleção natural imprimiu um sinal de está tudo bem.


- Foto Reprodução Web

O médico Daniel Martins de Barros, psiquiatra, publica o livro no qual revela do que e porque rimos e aponta o papel na evolução e os benefícios para a saúde de uma boa risada.

O riso é o reflexo da história pessoal e também da humanidade, é uma forma de comunicação que a seleção natural imprimiu um sinal de está tudo bem.

Os animais tem um gestual para mostrar que não estão ameaçando o outro, que estão brincando, que está tudo bem.

Quando nós rimos é porque a nossa emoção baixou, ante uma situação de tensão, estresse.

Quando você está com um problema e consegue rir de si mesmo, você demonstra um bom equilíbrio emocional.

Quando certas pessoas riem em determinada situação, em que você é pego desprevenido numa emoção e o seu cérebro, fala "não, calma, não é para tanto ", e vem o riso
nervoso.

Quando eu rio para você, você ri, nós rimos junto e fecha um grupo. Isso dá uma conexão que para mim, é o que está por trás de todos os benefícios do riso.

A risada diminui o nosso estresse, é uma mensagem tranquilizadora, que nos relaxa, devido a liberação de serotonina e dopamina, substancias responsáveis por causar sensação de prazer e alegria.

Vários estudos mostram que se o estresse diminui, a eficácia do nosso sistema imunológico aumenta. A pessoa produz mais imunoglobinas, que são substâncias associadas as infecções. E esse efeito de relaxamento também tem propriedades analgésicas.

Quando você está rindo, o indivíduo tolera melhor a dor, física e, obviamente, a emocional também, porque você está pensando menos naquilo, está sofrendo menos com o problema.

Então, do ponto de vista da saúde, o riso não é o melhor remédio porque não cura nada.

O riso não é uma pílula mágica, mas é um excelente, adjuvante que ajuda em muito.


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários