PIB do Espírito Santo avança 5,7% em 2023, quase o dobro da média nacional - Jornal Fato
Artigos

PIB do Espírito Santo avança 5,7% em 2023, quase o dobro da média nacional

Os setores de Indústria, Varejo e Serviços foram os principais impulsionadores desse crescimento, com expansões de 11,1%, 9,3% e 7,0%, respectivamente


- Foto: Divulgação

Em 2023, a economia do Espírito Santo teve um forte crescimento, com o Produto Interno Bruto (PIB) do estado aumentando em 5,7%, quase o dobro da média nacional, que foi de 2,9%.

Os setores de Indústria, Varejo e Serviços foram os principais impulsionadores desse crescimento, com expansões de 11,1%, 9,3% e 7,0%, respectivamente. No entanto, o setor Agropecuário teve um declínio de 3,5%.

A taxa de desocupação no estado diminuiu, enquanto a renda média do trabalho aumentou.

No último trimestre de 2023, a atividade econômica estadual cresceu em três das quatro bases de comparação temporal analisadas, com um aumento de 9,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O PIB nominal do Espírito Santo no quarto trimestre de 2023 foi estimado em R$ 58,2 bilhões, totalizando R$ 230,2 bilhões em 2023, o maior valor da série histórica.

Os dados foram apresentados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), nesta semana. Os dados completos sobre o desempenho do PIB do Espírito Santo podem ser acessados em:

https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/boletins/pib-trimestral

Comentários