Bebê que nasceu 42 dias após morte encefálica da mãe recebe alta da UTI - Jornal Fato
CANAL FATO

Bebê que nasceu 42 dias após morte encefálica da mãe recebe alta da UTI

Gestante foi mantida em aparelhos por 42 dias para que ele ganhasse peso até que completasse 26 semanas de gestação


- Foto: divulgação/Hifa-Cachoeiro

Mesmo após constatada a morte encefálica da mãe, a equipe médica conseguiu mantê-la em aparelhos por 42 dias para que ele ganhasse peso até que completasse 26 semanas de gestação, quando aconteceu o parto. Ao nascer o pequeno pesava 825 gramas. Ontem, 136 dias depois, o bebê Rhuan finalmente deixou a UTI do Hospital Infantil Francisco de Assis, de Cachoeiro de Itapemirim, com 3,48 kg.

A história do bebê ficou conhecida nacionalmente após ser contada no Globo Repórter. Sua vida foi salva graças a um projeto do Hifa de Cachoeiro em parceria o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

"É um momento muito especial para todos nós. O caso do Rhuan é raro, que talvez a gente veja uma vez na vida, e que gerou muito conhecimento para a equipe e muita comoção a todos. Ao longo dos 136 dias ele teve algumas intercorrências, mas agora ele está saudável, vai pra casa, mas vamos continuar a acompanha-lo no ambulatório do Hifa", afirmou a coordenadora da Utin do hospital, Marina Bento Alves Vasconcellos.


VEJA TAMBÉM

Adolescente de SP que fugiu com homem mais velho é encontrada em Marataízes


 

ALEGRIA

Para marcar o momento, a equipe preparou uma alta especial, com corredor da vida com momentos marcantes da evolução do Rhuan, bolas da cor roxa, música, além da entrega de um kit enxoval que será entregue a família. 

As vovós ficaram emocionadas. "Por um lado, é muita alegria e, por outro lado, é tristeza e saudade. Foi muita espera, muita expectativa de tudo sem saber o que ia acontecer. Quem nunca viu um milagre de Deus, é Rhuan. Um milagre palpável. Com muita alegria, amor, determinação e graças a Deus já deu tudo certo", disse a avó materna, dona Adailda dos Santos.

Emocionada, a avó paterna, Aline Vicente Maria da Silva expressa gratidão a Deus e à equipe médica. Ela também destaca a força do neto. "Ele é um verdadeiro guerreiro, lutou muito, venceu a prematuridade. Esses últimos meses não foram fáceis, nós choramos, oramos juntos e graças a Deus chegamos até aqui. Agora a família está ansiosa. O quartinho dele está preparado, bercinho pronto para a chegada dele", disse.

 

Sobre o projeto

Desde 2022, o Hifa vem colhendo bons frutos resultados da TeleUTI, projeto desenvolvido em parceria com a USP, que vem salvando vidas de pacientes que passam por tratamento na UTI da maternidade.

"Somos referência em UTI obstétrica, mas não só isso, somos o único hospital no Estado que participa do projeto do Hospital das Clínicas, e nos destacamos como um hospital SUS com tecnologia e assistência de qualidade", afirmou a médica Rosely Freixo, coordenadora da Maternidade.

 

Veja o momento da alta de Rhuan

Comentários