Claudia Sabadini lança seu quinto livro amanhã - Jornal Fato
Cultura

Claudia Sabadini lança seu quinto livro amanhã

A obra reúne cerca de 40 crônicas que a autora escreveu durante 10 anos


Foto: Márcia Leal

"Escrever, portanto, é travessia nessa estação em que, muitas vezes, faltam-nos luz e direção". A afirmação, embora pareça um verso extraído da canção "Travessia" (de Milton Nascimento e Fernando Brant), é da escritora, jornalista, e secretária de Comunicação Claudia Sabadini.

A frase - que poderia, sim, caber na letra desse clássico da MPB - está impressa na página -9 ºC do mais novo livro de Claudia, "Invernos", que será lançado neste sábado (3), às 9h00, na Cafeteria Cheirin Bão, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro de Itapemirim. 

Trata-se de uma coletânea de crônicas e contos, escritos ao longo dos últimos 10 anos, e que marca uma carreira literária que já soma 30 anos e cinco obras publicadas. 

O livro é dividido em duas partes: Invernos Meus e Invernos dos Outros. "Na primeira parte, o leitor encontra o eu; na segunda, os outros; nas duas, depara com sujeitos em rota de mudança do estar no coletivo para o estar só, com seus desassossegos", relata a professora Beatriz Fraga, que assina o prefácio e a revisão dos textos.

Já a concepção visual da obra é do designer gráfico Matheus Rocha, que traz uma proposta minimalista e icônica, convidando leitores e leitoras a uma imersão aos diversos invernos registrados - daí a numeração da página ser expressa em graus celsius negativos.

O livro conta, ainda, com outras duas importantes contribuições: da secretária de Cultura e Turismo Fernanda Martins, que escreveu a orelha da obra, e da fotógrafa Márcia Leal, responsável pela foto de capa da autora. A impressão é da Gráfica Digrapel.

"Já não sonho, hoje faço/ Com meu braço o meu viver/ Solto a voz nas estradas/ Já não quero parar". Os versos, embora pareçam extraídos do livro "Invernos", são de Brant, parceiro musical de Milton e jornalista, tal como Claudia - ela que, em prosa e toda prosa, faz mais uma travessia literária.

Além de "Invernos", Claudia escreveu "O Jornalismo Literário de Rubem Braga na Guerra (2012); "Memórias de um Benjamim - a história do setor de rochas contada por um desbravador" (2013); "Zezinho - a estrela eterna do Sumaré" (2016) e "Rochas do Espírito Santo - 60 anos fazendo história (2017).

 

Comentários