Encontro de Escritores Capixabas acontece em Guaçuí na próxima semana - Jornal Fato
Cultura

Encontro de Escritores Capixabas acontece em Guaçuí na próxima semana

O objetivo do evento é comemorar o dia do livro (23 de abril) e estimular a leitura.


- Foto: Divulgação.

Nas próxima semana, de 22 a 24 de abril, acontece em Guaçuí o Encontro de Escritores Capixabas, organizado pela Academia Guaçuiense de Letras e Cultura. O objetivo do evento é comemorar o dia do livro (23 de abril) e estimular a leitura. Para isso, irá proporcionar aos participantes o contato com temas atuais e do passado histórico da literatura capixaba, entre escritores, estudantes e público espontâneo, e registrar outros olhares e perspectivas narrativas sobre relações sociais no Estado do Espírito Santo com público leitor.

Nesse encontro, o participante também entrará em contato com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas, bem como com a produção editorial numa feira de livros.

O foco principal são os alunos, de todos os níveis, que poderão interagir com as obras, participar de encontros com autores através de palestras, debates, painéis e rodas de conversas, além de apresentações de teatro, música, saraus, contação de histórias, sessão de autógrafos, entre outras manifestações.

Segundo a entidade organizadora, em 2023 foi realizando um primeiro encontro municipal mostrando as potencialidades da literatura local. Dessa vez, o evento se expande e mostra um pouco da produção capixaba, tornando-se o Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí, que pretende estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores capixabas para debate das ideias e celebração do encontro do criador com seu público. Além dos apreciadores da literatura conhecerem as várias formas de transformação da escrita em outras formas artes.

A programação é totalmente gratuita e terá a participação de duas editoras capixabas - a Jordem e a Cousa, da Grande Vitória. A produção editorial capixaba, representada por estas editoras, academias e livreiros, estará exposta no evento a fim de divulgar, ampliar o mercado e estimular o índice de leitores no território capixaba. "Essas editoras estarão dentro de dois painéis de debates e ainda estarão fazendo o lançamento de livros de seus autores", informa Carlos Ola, um dos diretores da entidade.

O Encontro de Escritores Capixabas em Guaçuí é uma promoção da Academia Guaçuiense de Letras com recursos do Funcultura, da Secult-ES. Conta ainda com atividades contempladas pelo edital municipal 003/2023 da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes com recursos da Lei Paulo Gustavo - Ministério da Cultura.

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 22 de abril

19h - Abertura Oficial

19h30 - Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

19h45 - Painel LIVRO, LITERATURA E LEITURA - LITERATURA NA ESCOLA, com Neuza Possati e participação de Adriana Cassa.

 

Dia 23 de abril

08h - Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

09h - Painel A ESCRITA FEMININA DE GUAÇUÍ, com participação das escritoras da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura

10h30 - Exibição do documentário Narrativas Femininas de Guaçuí

14h - Projeto Caravana Combiousa com lançamento de livro As Aventuras de Sassá e Dudu no Caparaó Capixaba

15h - Painel LITERATURA E MEIO AMBIENTE E O GÊNERO ROMANCE NA LITERATURA - Itinerância da Combiousa, com Sabrine Lino Pinto e Márcio Miranda Mores.

19h - Sarau Literário com participação de diversos escritores e artistas.

 

Dia 24 de abril

O8 - Visitação ao II Salão de Artes e Cultura

09h - Painel A ESCRITA CRIATIVA, com Danyel Sueth e Júlia Barbosa Gonçalves

10h30 - Contação de história - A Roupa Nova do Imperador, com o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

14h - Lançamento do livro: O Vale do Itabapoana - perspectivas e trajetórias familiares da história do sul capixaba (1820 - 1960), de Marcos Cândido Mendonça.

15h - Painel A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SOCIAL NAS NARRATIVAS DOCUMENTAIS, com Marcos Cândido Mendonça e Miguel Teodoro.

19h30 - Apresentação teatral do espetáculo Quarto de Despejo com o ator Euclides Franco.

Comentários