Folclore Brasileiro é tema de peça em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Folclore Brasileiro é tema de peça em Cachoeiro

As apresentações serão quarta (10) e quinta (11), no Teatro Rubem Braga


Foto: Divulgação

Vitória Régia, Japim, Capelobo, Sanguanel e Boto Cor de Rosa são os personagens do folclore brasileiro presentes no espetáculo "A Menina que queria ser Estrela", que será apresentado nesta quarta (10) e quinta-feira (11) no Teatro Municipal Rubem Braga. A peça faz parte do projeto "A Escola Vai ao Teatro", que foi aprovado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A ideia do espetáculo é levar ao público personagens menos conhecidos do folclore brasileiro. "Aplicar o folclore brasileiro é um meio de apresentar uma criação que é nossa, que parte deste inconsistente coletivo da sociedade brasileira, e se estrutura em nossa cultura de forma potente. Seria estranho ignorar a riqueza dessas histórias que percorrem nosso próprio contexto", comenta uma das diretoras do teatro, Brenda Perim.

A história central da peça é baseada na lenda da Vitória Régia. No espetáculo, a menina sonha em se tornar estrela. Para realizar o desejo, tem a tarefa de decifrar os enigmas da lua, que acabam por levá-la a várias descobertas sobre si mesma, sobre a fauna e o folclore brasileiro. Em sua jornada, ela tem o apoio de amigos e enfrenta desafios, que vão da escuta à demanda por coragem de enfrentar a realidade para ir atrás dos próprios sonhos.

Além da apresentação gratuita aberta ao público, serão realizadas outras três apresentações direcionadas para escolas públicas do município, que foram escolhidas em reunião com a Secretaria de Educação: Oswaldo Machado, Juracir Cruz, Maria do Carmo, Aurea Bispo, Frade Freira, Valdir Furtado, Lucila Araújo, Padro Gino, Teresa Valiete e Profª Cely Santos.

 

Serviço

Apresentação da peça "A Menina que queria ser Estrela"

Local: Teatro Rubem Braga

Data

Quarta (10) - 14h00: apresentação para escolas

Quinta (11) - 09h00, 14h00: apresentação para escolas

Quinta (11) - 19h00: apresentação aberta ao público.

Realização: Cia Nós de Teatro

 

Comentários