Inclusão e diversidade no Festival Cultura em Toda a Parte - Jornal Fato
Cultura

Inclusão e diversidade no Festival Cultura em Toda a Parte

Festival "Cultura Em Toda Parte - Módulo Central Sul" reserva 40% das vagas para mulheres, negros, LGBTQI+, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência


- Foto: Pexels

Um festival artístico e on-line que valoriza a diversidade, abrande 43 municípios das regiões Central e Sul do ES, vai desenvolver 100 atividades e oferecer cachê de até R$ 7 mil para os profissionais da Cultura.

 

Esta é a iniciativa Cultura em Toda Parte - Módulo Central Sul, que está com inscrições abertas até esta sexta, 16, pelo link

https://linktr.ee/parceirosdobeminstituto.

 

Serão selecionadas 70 atrações artísticas - de diversas linguagens, como música, dança e artes cênicas - para apresentações virtuais, de modo que 40% das vagas são reservadas para mulheres, negros, LGBTQI+, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

 

O festival "Cultura em Toda Parte: Módulo Centra Sul" é idealizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e tem realização do Instituto Parceiros do Bem.

 

Para Simone Marçal, diretora executiva do Instituto Parceiros do Bem, "o festival é uma oportunidade para artistas em um momento difícil". "Um ano após o início da pandemia, muitos estão sem trabalho. Para o "Instituto Parceiros do Bem" é fundamental o impacto que a cultura tem sobre as pessoas, e esse projeto nos deixa muito orgulhosos", afirmou.  

 

Inscrições - Para se candidatar à seleção das 70 atrações artísticas nas macrorregiões Central Sul, os artistas ou grupos artísticos precisam comprovar no mínimo dois anos de residência no Espírito Santo e dois anos de atuação na área da cultura. A seleção será por curadoria e os critérios serão baseados na originalidade, performance, qualidade e interpretação, bem como na organização de material enviado.

 

Oficinas e palestras - Além das apresentações artísticas, o "Cultura em Toda Parte - Módulo Central Sul" vai oferecer 20 oficinas e 10 palestras de capacitação, as quais serão realizadas em cinco municípios-sede das regiões Central e Sul: Muqui, Linhares, Guaçuí, Baixo Guandu e Itapemirim.

 

A primeira parada é Muqui: começaram esse sábado, 10, as inscrições para participar de quatro oficinas e duas palestras no município. Todos os moradores da microrregião capixaba podem se inscrever, por meio do link:

https://linktr.ee/parceirosdobeminstituto.

 

Por conta da pandemia da Covid-19, as oficinas terão limite de 10 pessoas, e as palestras de 20 - os protocolos de segurança contra o coronavírus serão devidamente cumpridos. O critério para preencher as turmas será por ordem de inscrição.

 

Os temas das oficinas em Muqui são Contação de Histórias, com a arte-educadora Dalisa Miranda; Dança Urbana, com a professora Daniela Honório; Elaboração de Projetos Culturais, com a comunicóloga e produtora cultural Simone Marçal; e Maquiagem Artística, com o figurinista, cenógrafo e maquiador artístico David Scardua.

 

Já as palestras são Empreendedorismo para Artesanato, com o artesão e empresário Giovanni Zorzal; e Negócios da Música, com o publicitário e agente cultural Daniel Morelo.

 

Em Muqui, as oficinas e palestras acontecem de 30 de abril a 2 de maio. Em seguida, o festival "Cultura Em Toda Parte - Módulo Central Sul" segue para as outras quatro cidades-sede da macrorregião.

 

Além das oficinas e palestras citadas, em outras cidades o festival vai trabalhar os temas "Cidades Criativas e Empreendedorismo"; "Fotografia de Shows"; "Interpretação para Teatro"; "Stop Motion"; "Storyboard"; "Cenografia"; "Iluminação"; "Desvendando Editais" e "Leis de Incentivo".  

 

- Municípios - Os comtemplados com o projeto da região Central são: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.

 

Da região Sul, Apiacá, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Vargem Alta, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Muniz Freire, São José do Calçado, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. 

 

Serviço: Festival artístico contempla 43 municípios das regiões Central e Sul do ES

 

- Para selecionar 70 atrações artísticas, as inscrições estão abertas e vão até esta sexta, dia 16. 

- Para se candidatar, basta acessar o link https://linktr.ee/parceirosdobeminstituto.

- O festival é voltado para 43 municípios das macrorregiões Central Sul;

- Para participar das oficinas e palestras, basta acessar o mesmo link. As inscrições para o município de Muqui já estão abertas.

Comentários