Raul Gonçalves Sampaio dá nome a homenagem a maestros - Jornal Fato
Cultura

Raul Gonçalves Sampaio dá nome a homenagem a maestros

O projeto foi aprovado na Câmara de Cachoeiro nesta terça-feira


O maestro Raul Gonçalves Sampaio nasceu em 20 de agosto de 1900

A Câmara de Cachoeiro aprovou, nesta terça-feira (30), projeto de resolução do vereador Paulo Sérgio de Almeida (PRP) que institui a Comenda Maestro Raul Gonçalves Sampaio, para homenagear pessoas que tenham prestado relevantes trabalhos como maestro, regente ou músico de bandas musicais, bandas marciais, fanfarras e orquestras.

O maestro Raul Gonçalves Sampaio nasceu em 20 de agosto de 1900, na Urtiga, localidade do distrito da Gruta, zona rural de Cachoeiro. Serviu o Exército Brasileiro no Rio de Janeiro, onde iniciou os estudos musicais tocando clarineta. Autor de mais de cem canções, entre dobrados, sambas, marchinhas e até jingles para campanhas políticas, foi maestro da "Sociedade Musical 26 de Julho", onde atuou voluntariamente de 1975 até a data da sua morte, em 1992.

O maestro Raul Gonçalves Sampaio foi pai de sete filhos: Túlio Sampaio e Neusa Sampaio, filhos da primeira esposa; e mais cinco com a segunda esposa, D. Maria de Lourdes Moraes, sendo eles: Sérgio Moraes Sampaio, Jorge Moraes Sampaio, Raul Moraes Sampaio, Hélio Moraes Sampaio e Mara de Moraes Sampaio. Tradicional morador da Rua Moreira, no bairro Independência, foi grande incentivador do filho Sérgio Sampaio na carreira musical nacional e se sentiu muito orgulhoso quando seu samba mais famoso, o "Cala A Boca Zebedeu", foi gravado pelo filho e se tornou conhecido nacionalmente.

Comentários