Youtuber: 5 dicas para produzir vídeos e fazer crescer seu canal - Jornal Fato
Cultura

Youtuber: 5 dicas para produzir vídeos e fazer crescer seu canal

O mais importante, quando estamos falando de vídeos para o Youtube, é colocar a mão na massa, ter muita criatividade e dedicação. Veja a seguir as nossas dicas!  


A criação de vídeos segue um fluxo de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção. Cada etapa precisa ser executada com cuidado, para que o resultado final fique bacana. Mesmo que você não tenha todos os equipamentos e não saiba utilizar um editor de vídeo profissional, é possível produzir vídeos excelentes. O mais importante, quando estamos falando de vídeos para o Youtube, é colocar a mão na massa, ter muita criatividade e dedicação. Veja a seguir as nossas dicas!

 

1 - Pré-Produção: planeje um conteúdo relevante

A primeira etapa do processo é a pré-produção. É neste momento que você vai fazer todo o planejamento do seu vídeo. Muita gente, ansiosa para gravar, pula essa parte - e isso pode ser um tiro no pé! Isso porque, lá na frente, você fica mais suscetível a cometer erros, esquecer de algum aspecto importante e colocar todo o trabalho a perder.

 

 

Um dos principais fatores de sucesso de um canal do Youtube está relacionado à relevância do conteúdo. Ou seja: se o que você está oferecendo faz sentido para o seu público e se ele enxerga valor no vídeo. Este valor pode ser desde alguns minutos de entretenimento para ele dar umas boas gargalhadas, até uma análise do cenário de investimentos para ajudar ele a tomar decisões. Não importa qual a sua proposta, o foco deve estar em entregar o que o seu público deseja.

 

 

Por isso, antes de tudo, é importantíssimo dedicar algum tempo para definir o objetivo do vídeo (ganhar seguidores, engajamento, autoridade ou converter vendas, por exemplo), o público-alvo (para quem você está falando, qual o perfil dessas pessoas) e o tema (qual assunto você vai falar, de que forma vai abordar). Com isso bem claro, você pode fazer a construção do roteiro para apoiar a produção.

 

2 - Produção: faça com o que tem, preste atenção aos detalhes

A segunda etapa é a produção, ou seja: a gravação do vídeo em si. Como já falamos, não é preciso ter o melhor aparato tecnológico do mundo para ter bons resultados. Frisamos isso porque é comum que algumas pessoas acreditem que é necessário ter uma câmera avançada, microfones e iluminação profissional para produzir um bom vídeo. Isso nem sempre é verdade.

 

 

Então, a dica é: faça com o que você tem, com os equipamentos que você tem familiaridade. O mais importante é fazer. Com o tempo, e a medida que o seu canal for crescendo, você pode investir mais. É possível fazer bonito até mesmo com a câmera do smartphone - mas, para isso, é preciso prestar atenção a cada detalhe.

 

 

Escolha um cenário agradável e bem iluminado. A luz natural é sua grande aliada na hora da gravação! Além disso, é muito importante que o local seja silencioso, para evitar ruídos e barulhos desagradáveis. O áudio influencia muito na qualidade do vídeo e merece uma atenção extra. Por fim, enquadre a câmera de forma adequada: os planos médios e close up são os mais comuns no Youtube, pois estabelecem uma relação de proximidade com o espectador.

 

 

3 - Confira se todos os detalhes estão ok e aí é só gravar!

 

Pós-produção: aproveite os recursos do editor de vídeo

A terceira etapa do processo é a pós-produção. É nesta hora que a gravação ganha vida com a edição. Os canais de maior sucesso no Youtube sabem explorar bem os recursos do editor de vídeo, adicionando elementos que ajudam a tornar o vídeo mais interessante e manter a atenção do espectador para que assista até o fim. O tempo médio de visualização é um dos principais fatores que os algoritmos da plataforma levam em conta, então fazer uma boa edição é fundamental.

 

 

Existem diversas ferramentas para edição de vídeo disponíveis no mercado hoje. Do Adobe Première à editores de video online como o Invideo. Ambos possuem diversos recursos que podem - e devem - ser explorados na edição.

 

 

Algumas dicas para que o seu vídeo fique mais rico:

 

 

Crie uma vinheta de abertura com música e logo do canal

 

Escolha uma trilha sonora

 

Adicione imagens como fotografias, gifs e animações

 

Inclua legendas e textos de apoio

 

Explore diferentes transições de vídeo

 

Coloque cards para outros vídeos do canal

 

Adicione tela final no vídeo

 

 

A edição é a etapa de finalização do vídeo e faz toda a diferença. Além de usar criatividade, uma dica é observar como outros Youtubers fazem e testar na sua edição.   

 

4 - Divulgação: misture redes sociais e SEO

O vídeo está pronto, você fez o upload no Youtube. Mas seu trabalho não acabou ainda! Sem um esforço de divulgação, não há canal que ganhe milhares de seguidores. Há diversas estratégias para divulgar seus vídeos e ter mais visualizações, mas duas delas são indispensáveis: a divulgação e outras redes sociais e o um SEO (Search Engine Optimization) bem feito. É isso que vai colocar seu vídeo no topo das pesquisas do Google e do próprio Youtube.

 

5 - Parcerias: seja ativo e interaja

Não basta fazer de tudo para criar um vídeo excelente se você não interagir com outros Youtubers e com os seus seguidores. Construir relacionamento é o segredo para o crescimento do seu canal. Responda os comentários, visite outros canais e deixe comentários, proponha parcerias com canais semelhantes ao seu ou que tenham o mesmo público, participe e fale de temas que estão em alta. Assim, você aumenta sua rede, fica conhecido e pode se tornar um influenciador.

 

 

Produzir vídeos para o Youtube exige dedicação, mas recompensa. Felizmente, há milhares de tutoriais e ferramentas disponíveis para você se aperfeiçoar e crescer. Que tal começar a aplicar essas dicas agora mesmo? Se elas te ajudaram, deixe um comentário!

Comentários