Comércio capixaba continua fechado até dia 19, diz Renato Casagrande - Jornal Fato
Economia

Comércio capixaba continua fechado até dia 19, diz Renato Casagrande

Governador disse que durante a semana estudos serão feitos para se estimar data de retorno das atividades


O Governador Renato Casagrande fez um pronunciamento na tarde deste sábado (11) anunciando como serão as medidas nos próximos dias no Espírito Santo. O comércio em geral continua fechado assim como as recomendações de isolamento social. 

As atividades econômicas essenciais continuam funcionando conforme decreto estadual. Porém o governador alertou para que os cuidados a partir do retorno oficial do comércio seja encarado pela população como algo muito sério e que as normas de prevenção precisam ser respeitadas. Estão liberados apenas o delivery e as atividades estabelecidas no decreto estadual. 

A partir do dia 13, segunda feira,  haverá mais uma semana de isolamento e controle das atividades comerciais. Casagrande também disse que haverá o contínuo trabalho de equipar o sistema de saúde do Espírito Santo e o aumento dos leitos de UTI no ES, que hoje somam 151 e com meta de chegar a 445 nos próximos meses. Principalmente nos hospitais referência, como a Santa Casa e Infantil Francisco de Assis em Cachoeiro de Itapemirim. 

A partir ainda da próxima segunda(13), um grupo de especialistas coordenados pelo governador e liderado pelos secretários Luiz Carlos Cruz, Alvaro Rogério Duboc e Tiago Hofman, vai estudar formas de estruturar a possibilidade de retorno seguro de atividades comerciais a partir da segunda feira seguinte(20). Haverá reuniões com diversos segmentos para se traçar os planos desse possível retorno, uma vez que a pandemia deve prosseguir em todo o mundo: "Mas não podemos ficar mais tempo com as atividades econômicas paralisadas" reforçou Casagrande. 

Um mapa de risco também será traçado para que cada região capixaba seja monitorada e que as atividades sejam organizadas em cada local. 

O governador Renato Casagrande ainda recomendou os cuidados com grupos de risco  e com os contatos sociais, evitando as aglomerações e que o distanciamento, em áreas públicas deve ser respeitado: "Vamos evitar aglomerações e o distanciamento de um a dois metros de distância para não se propagar o vírus" pediu. "Precisamos desse controle para que possamos salvar mais vidas" reforçou 

O governador disse durante todo o tempo que se solidariza com a população e com a dificuldade que é o isolamento social e que está reproduzindo as recomendações das autoridades em saúde de todo o mundo: "As decisões não são minhas, porém quero salvar vidas e como governador as decisões são difíceis" disse. 

"Estamos muito equilibrados nessas decisões, quero pedir que compreendam essas decisões, são medidas que estão acontecendo em todo o mundo. Jamais imaginamos passar por isso, sofrendo este tipo de restrição; essa crise é mundial, não é o governador; quando pedimos para um comerciante não abra as portas sabemos das consequências, inclusive o desemprego e o desespero das pessoas, mas precisamos salvar vidas" garantiu o governador Renato Casagrande. 

Ao final, o governador Renato Casagrande desejou boa páscoa aos capixabas. 

VEJA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FUNCIONAR

PODE FUNCIONAR

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias; comércio atacadista; distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

FUNCIONAM DAS 10H ÀS 16H

Lojas de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.

NÃO FUNCIONAM

Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte; parques públicos.

Serviços de entrega (delivery) podem funcionar sem restrições, para todos os estabelecimentos.

Comentários