Novo tipo de conilon vai triplicar a produtividade - Jornal Fato
Economia

Novo tipo de conilon vai triplicar a produtividade

A cultivar "Conquista ES 8152" desenvolvida ao longo de 33 anos pode revolucionar a cultura sulina e elevar a produtividade por hectare


Casagrande esteve no lançamento em Cachoeiro, onde 90% das lavouras de café produzem conilon - Foto: Hélio Filho/Secom

Um novo tipo de café pode triplicar a média de produção do conilon na região sul do estado. Cerca de 1500 pacotes com sementes o suficiente para o plantio de 1,5 milhão de pés de café foram distribuídos a produtoras da região na manhã de ontem, durante evento na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim.

A cultivar "Conquista ES 8152" desenvolvida ao longo de 33 anos pode revolucionar a cultura sulina e elevar a produtividade por hectare. Atualmente, na região, se produz cerca de 28 sacas por hectare, abaixo da média estadual, que é de 38. Com o melhoramento, as lavouras poderão atingir 74 sacas por hectare, com café de alta qualidade.

O evento contou com a presença de políticos e produtores rurais que vieram até do norte capixaba para acompanhar o lançamento. "Quem não investirem inovação, produtividade e qualidade, não fica na cafeicultura. Não é mais um comodities. Para se chegar a essa semente, foi preciso muito estudo e tecnologia", explica o governador Renato Casagrande, que ao longo dos primeiros meses de gestão, dedicou atenção especial ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Obtida por meio de programa de melhoramento genético, a nova cultivar tem como características principais ampla base genética, rusticidade e adaptação aos diferentes ambientes do Espírito Santo.

A cafeicultura do conilon é a principal atividade agrícola na maioria dos municípios localizados nas partes mais quentes do estado. Em Cachoeiro, ela está presente em 90% das propriedades rurais com lavouras de café.

A nova variedade trará maior segurança aos produtores e contribuirá para a sustentabilidade da atividade cafeeira. "Mesmo com a evolução exitosa, nesses últimos 30 anos, na produção e na qualidade do conilon capixaba, existem desafios para a pesquisa científica, no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que ofereçam maior segurança aos produtores, sobretudo, diante das incertezas climáticas e do mercado da densa cadeia do café", avalia o gerente de agricultura da Semai, Josué de Castro Corrêa.

O secretário de Agricultura e Interior de Cachoeiro, Robertson Valladão, ressalta que a cultivar "Conquista ES 8152" representa mais uma importante contribuição do Incaper para o desenvolvimento da cafeicultura.

"Mais produtiva em, pelo menos, 50% que os clones utilizados atualmente e mais resistente à seca, essa cultivar está sendo lançada num momento importante para a renovação dos nossos cafezais e vai contribuir para a melhoria da produtividade e da renda dos agricultores", pontua.

Comentários