Projeto incentiva leitura em família entre estudantes de Alegre - Jornal Fato
Educação

Projeto incentiva leitura em família entre estudantes de Alegre

A cada semana os alunos levam para casa livros de literatura infantil, lápis de cor, desenhos dos contos literário


Foto: Divulgação/Sedu

Trabalhar a leitura, a escrita, a interpretação e compreensão de textos e gêneros textuais são os principais objetivos do projeto "Sacola Viajante", desenvolvido com os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Oscar de Almeida Gama, localizada no distrito de Araraí, de Alegre.

"Sacola Viajante" tem origem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e consiste na leitura de obras literárias infantis vivenciadas pelas crianças na família e na unidade escolar. Nessa experiência, há a alternância do sujeito mediador da leitura: criança ou professora na instituição escolar e pais e parentes no contexto do lar.

Um dos maiores incentivos do projeto é criar o hábito do aluno fazer leitura de livros em voz alta com a família. "É um momento de grande importância no desenvolvimento da leitura, da escrita e da expressão oral dos alunos porque tem propiciado um aumento na interação entre o estudante e sua família em casa, promovendo a participação de todos no processo de aprendizagem", relatou o diretor Paulo Eduardo Frinhani.

A cada semana os alunos levam para casa livros de literatura infantil, lápis de cor, desenhos dos contos literários para pintar e relato sobre o projeto para que a família entenda o projeto.

"Selecionados pelas professoras, os títulos dos livros são trocados semanalmente. Há também a verificação dos desenhos, observando se há participação ou não das famílias na proposta de leitura. O projeto foi apresentado aos pais na reunião escolar. No momento, foi discutido a importância do ato de ler e o papel das famílias no processo de desenvolvimento do gosto pela leitura", explicou Paulo Eduardo Frinhani.

Comentários