Livro revisita história da Fábrica de Pios, que ganha espaço cultural - Jornal Fato
Entrevista

Livro revisita história da Fábrica de Pios, que ganha espaço cultural

Obra a ser lançada nesta domingo (5) será um livro-manual sobre os pios, além de conter recortes históricos e poesias


- Foto: Arquivo Pessoal

A centenária Fábrica de Pios, terá sua história revisitada por Fabio Coelho Marins, sobrinho-neto do fundador. O autor, que concedeu  entrevista ao Jornal FATO, lancará seu livro no próximo domingo (05), na sede da empresa, a partir das 15h00. O evento será uma noite literária, com música e autógrafos. 



Jornal FATO: O que o leitor pode esperar do seu livro? 

Fabio Coelho Marins -
O leitor pode esperar do meu livro informações acerca da história da Fábrica de Pios. O prefácio é um texto de Liliane Paixão extraído do projeto "Paisagens Sonoras da Fauna Brasileira", que ficou exposto na Assembléia Legislativa do Espírito Santo. A obra também traz textos, dentre os quais tem uma crônica de minha tia Sônia Coelho, professora de literatura e ex-secretária de Educação, além de trazer informações científicas sobre as aves. Há ainda fotos de Paulo José e outros fotógrafos com quem fiz parceria. O livro não é literário, é um registro histórico da Fábrica de Pios, com passagens poéticas, trata-se de um livro-manual. 



O que te inspirou a escrever seu primeiro livro? 

O que me inspirou foi a importância que o produto tinha para o artesanato brasileiro e nós, a empresa, tínhamos um livro que estava muito aquém do produto comercializado, precisávamos de um material gráfico condizente com a importância de nossa arte, então, eu vi como artista, participante e defensor da cultura milenar dos pios e sua instrumentilzação, que é capixaba, a necessidade de termos um livro para divulgar nosso produto.

O personagem Maurilio Coelho, que foi uma pessoa emblemática na cultura de Cachoieiro, que recebeu grandes personalidades públicas do Brasil e do mundo, também foi minha inspiração para produzir esse material em inglês e português, que possivelmente vai ter outras edições no futuro, com outros lançamentos de pios. 

 

Como é estar a frente da Fábrica de Pios?

Desde que assumi a fábrica foram muitos desafios, tive que aprender o processo produtivo, que é um patrimônio imaterial da empresa.

Me sinto honrado de poder representar a família de pios e tento me doar ao máximo para melhorar o espaço de receber turistas, é o que estamos trabalhando no momento.

 

O que podemos esperar daqui para frente da Fábrica de Pios? 

Além do lançamento do manual estamos preparando o Espaço Cultural, dando nomes as salas e o Palco Mariano Coelho, que será em homenagem ao meu tio que era um músico importante em nossa cidade. Pretendo colocar a parte musical como marca do legado cultural dos filhos do Maurilio Coelho, referenciando pessoas importantes que estiveram à frente da empresa. 

A Fábrica de Pios é uma empresa que sempre recebeu os turistas, sempre presenteou, sempre produziu seu artesanato, que é de ponta e muito expressivo na cultura brasileira, então, estamos agora montado uma loja que vai receber produtos de outros artesãos com grandes representatividade no Estado e no Brasil. Prentendemos ainda reativar o maquinário do porão, que funciona com a força da água do Rio Itapemirim, além de ampliar as visitas guiadas de escolas.


Como será o centro cultural?

O Centro Cultural está sendo montando no primeiro piso, acima do porão, vai ter palco, exposição de produtos históricos e um espaço interativo de oficinas culturais, que abrigará todas as expressões artisticas que conseguirmos colocar em nossa programação, que já esta sendo montada para o próximo evento, temos a intenção de produzir eventos quinzenais.

 

Comentários